Desde setembro, mais de 600 profissionais estão envolvidos nas ações de manutenção e inspeção do sistema elétrico do litoral baiano

Mundialmente conhecido, o Verão da Bahia costuma atrair milhões de turistas ao litoral do estado. Para atender a este aumento no fluxo de pessoas, a Neoenergia Coelba vem realizando, desde setembro, um conjunto de ações para reforçar o sistema elétrico que atende as praias baianas. Foram mais de R$ 135 milhões investidos em obras, serviços de melhoria e manutenção de equipamentos nos locais que historicamente há maior demanda por energia durante o verão.

Os números foram apresentados nesta segunda-feira (12), durante entrevista coletiva na sede da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur). O evento contou com a participação do secretário do órgão, Maurício Bacellar, e o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini. A parceria com a Setur permitiu que locais estratégicos fossem mapeados pela Neoenergia Coelba e recebessem uma atenção especial da distribuidora.

Durante a Operação Verão, aproximadamente 17 mil quilômetros da rede elétrica estão sendo inspecionados pelos técnicos da distribuidora – distância equivalente a uma viagem de ida e volta de Salvador ao Egito. Até o final de dezembro, haverá inspeções em 64 subestações, 32 linhas de transmissão e 174 alimentadores, que atendem aos principais municípios turísticos da Bahia e as mais de 150 praias contempladas no plano da distribuidora.

Além do litoral baiano, a distribuidora também dedicou esforços especiais na região da Chapada Diamantina, que costuma receber um grande número de pessoas durante o Verão. As redes elétricas de municípios como Lençóis, Mucugê e Ibicoara foram inspecionadas e reforçadas com as ações da distribuidora.

“A Operação Verão é uma antecipação da distribuidora para reforçar o sistema elétrico no período em que há um maior fluxo de pessoas no litoral do estado. Nossos especialistas estruturaram as ações e, desde setembro, colocamos em execução o que foi planejado, beneficiando cerca de um milhão de unidades consumidoras”, destacou o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Luiz Antonio Ciarlini.

Até o início da próxima estação, também serão intensificadas as inspeções nos mais de 500 religadores que compõem o sistema de automação dos municípios contemplados na Operação Verão da Neoenergia Coelba. Os religadores garantem uma eficiência de até 99,72% no atendimento das ocorrências. O sistema de automação elétrica da concessionária também ganhou reforço, com mais 73 novos equipamentos, que trouxeram alternativas de manobras, permitindo rapidez no retorno do fornecimento em casos de interrupção.

A distribuidora instalou, ainda, 35 novos esquemas de Self-Healing, que isolam automaticamente a rede elétrica afetada por algum fator externo e reconectam a rede por outro caminho, garantindo o retorno do fornecimento em até 60 segundos. A automação a partir dessa tecnologia permite que o menor número de clientes seja impactado por uma ocorrência de interrupção.

“Dentro do plano de manutenções, realizamos preventivamente mais de 50 mil podas nos circuitos que atendem os pontos turísticos da Bahia, além da manutenção de pontos da rede elétrica. Teremos à disposição, também, cinco subestações/transformadores móveis, que darão o apoio em caso de alguma necessidade em uma subestação da distribuidora”, ressaltou o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.

Monitoramento em tempo real

Além de todas as ações preventivas e esforço operacional para a temporada, a distribuidora irá monitorar, durante 24 horas por dia, o sistema elétrico de toda a Bahia através do Centro de Operações Integrado da Neoenergia Coelba. A partir de equipamentos automatizados instalados na rede de alta tensão, os controladores da companhia acompanham qualquer possível interferência que possa causar interrupção do fornecimento de energia, agilizando o restabelecimento.

Compartilhe: