WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



novembro 2018
D S T Q Q S S
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  



evolution jeans

Tragédia: Após sair do velório da irmã, pastor, mulher e sobrinha morrem em acidente

O pastor evangélico João Batista Gomes, de 60 anos, a mulher dele, Sueli Pereira de Matos Gomes, de 49, e a sobrinha Irene Lúcia Gomes, de 49, morreram em um acidente entre o carro em que eles viajavam e um caminhão, na GO-222, em Anápolis, a 55 km de Goiânia. A filha do casal e o caminhoneiro também ficaram feridos. João também trabalhava como chefe de gabinete do vereador de Anápolis Mauro Severiano. Ao G1, o político contou que a família estava voltando de Itaberaí, onde ocorreu o velório da irmã de João Batista e mãe de Irene. “Enterramos a irmã dele em Itaberaí e voltamos para Anápolis. Eu vim na frente e ele saiu cerca de uma hora depois. É uma tragédia”, lamentou Severiano.

O acidente aconteceu por volta das 15h30, no Setor Santa Cecília, no perímetro urbano de Anápolis. Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas relataram que o carro do pastor, um Ford Eco Sport, bateu de frente contra o caminhão quando tentava fazer uma ultrapassagem. No entanto, as circunstâncias do acidente só poderão ser confirmadas pela perícia. João Batista, Sueli e Irene morreram no local do acidente. Já a filha do casal foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital de Urgências de Anápolis (Huana). O caminhoneiro foi levado para a mesma unidade de saúde. A reportagem pediu ao Huana, por e-mail, informações sobre o estado de saúde dos pacientes, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Idoso é encontrado morto dentro de casa em Cruz das Almas

O corpo de um homem foi encontrado em estado avançado de putrefação no interior de uma residência em Cruz das Almas. O imóvel fica localizado no bairro Ana Lúcia. Segundo informações dos vizinhos, o idoso identificado como Jacinto Silva, 72 anos, popularmente conhecido como “Tenente”, foi visto pela última vez na terça-feira (13). A causa da morte é desconhecida, já que não apresentava sinais de violência. O corpo deve ser removido pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Santo Antônio de Jesus.

 

Diego Azevedo l FORTE NA NOTÍCIA

Luto: Morre em Vitória da Conquista a professora Eliane Duarte, após luta pela vida

Faleceu na tarde desta sexta-feira (16), a professora Eliane Duarte, formada pela FTC, e estava fazendo sua segunda graduação pela Parfor/Uneb. Eliane sofreu um aneurisma no dia 17 de outubro, sendo encaminhada para o Hospital em Vitória da Conquista Mas nessa semana o estado de saúde dela se agravou. Eliane acabou não resistindo a grave situação veio a falecer nesta sexta-feira (16). Segundo o site Sertão em Dia, Eliane foi professora do município de Caculé, natural do distrito de Várzea Grande, sempre destacou pela sua dedicação e amor a profissão.

Através das redes sociais amigos e parentes dão o último adeus a Eliane , colega e amiga Maria Angélica Fernandes homenageou com as seguintes palavras, “Eliane Duarte, que prazer ter estado com você nessa vida, no Ensino Médio, na Parfor/Uneb, na Várzea Grande… e em tantos momentos que pude conhecer suas múltiplas competências! Que bom termos escrito um livro, termos semeado coisas boas, você está impressa em mim, agora oro a Deus para que Ele lhe receba, como um Pai nos abre a porta, depois de uma longa viagem… Vá em paz, Li”.

Novembro Negro: Governo do Povo realiza novas atividades durante o fim de semana

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, segue com a programação do Novembro Negro e neste final de semana teremos atividades. Sábado (17), a partir das 15h, Aulão de Ginga, com a presença de varios grupos de capoeira de nossa cidade e toda região. No domingo (18), a atividade será na Sapucaia, às 8h. Na parte da tarde, 15h, na Praça Senador Temístocles, teremos o movimento Samba Raiz, com diversos grupos de Samba de Roda e representantes de religiões de matriz africana.

Em pronunciamento, Temer deseja sucesso a Bolsonaro

Em pronunciamento feito ontem (15), da em que se comemora a Proclamação da República, o presidente Michel Temer defendeu a “união” do país.

O emedebista desejou também “sucesso” ao presidente eleito Jair Bolsonaro e destacou que o Brasil vive um momento de estabilidade das instituições.

“Ao encerrar o período eleitoral e iniciar esse momento de transição de poder, quero ressaltar a força e a estabilidade de nossas instituições. Vivemos um dos mais longos ciclos democráticos de nossa história que, na verdade, sempre foi repleta de interrupções na normalidade institucional”, afirmou o presidente no pronunciamento.

Temer também dedicou parte do pronunciamento à transição de governo. Ao dizer que deseja sucesso a Bolsonaro, o presidente afirmou que todas as informações do país estarão à disposição do gabinete de transição.

Romaria de Nossa Senhora das Candeias deve reunir 12 mil fiéis no domingo

Cerca de 12 mil fiéis são esperados neste domingo (18) em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, para a sétima edição da Peregrinação Fé e Luz. A celebração comemora os mais de cem anos de devoção a Nossa Senhora das Candeias.

Nesta edição, a romaria deve reunir 24 paróquias dos municípios de Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Terra Nova. O cortejo vai percorrer um trecho de quatro quilômetros em direção ao Santuário Nossa Senhora das Candeias, que fica no centro da cidade.

Por causa do cortejo, a Polícia Rodoviária Estadual vai bloquear trechos das rodovias BA-522 e 523, que ligam Candeias à cidade de São Sebastião do Passé e à BR-324.

A concentração da romaria está prevista para as 6h da manhã, na BA-523, em frente à Prefeitura Municipal de Candeias. Às 6h30, acontecerá uma missa no local. Em seguida, começa a caminhada, com a presença de bandas católicas que vão animar a multidão durante o trajeto. O encerramento será na Praça Nossa Senhora das Candeias.

Cerca de 75% dos municípios baianos demitirão servidores

Com dificuldade para pagar os salários e manter os serviços essenciais, a prefeitura de Itabuna teve de demitir cerca de 550 funcionários na reta final deste ano. A medida foi a solução encontrada pela gestão do prefeito Fernando Gomes (sem partido) para um problema que afronta a Lei de Responsabilidade Fiscal: o município estava gastando acima do permitido na folha de pagamento mensal.

O caso da cidade no Sul da Bahia, contudo, não é isolado e afeta pelo menos 75% dos 417 municípios baianos, que devem demitir servidores – a maioria, comissionados – neste fim de ano para conseguir fechar as contas no azul. A estimativa foi dada pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que afirmou que, além da demissão, as cidades baianas devem sofrer com redução de serviços essenciais e atrasar o pagamento do 13º salário.

Em Itabuna, a falta de repasse de verbas do governo federal e a redução na arrecadação dos municípios foram alguns dos motivos para que as despesas com pessoal extrapolassem. O limite é definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O máximo para gastos do município com pessoal é de 54% da receita corrente líquida.

No ano passado, 75% dos municípios também demitiram no final do ano. O vice-presidente da UPB, Antônio Carvalho da Silva Neto, prefeito da cidade de Araci, destacou que esse percentual deve aumentar, e as demissões devem ser em maior quantidade do que em 2017. Ele afirmou que a maioria dos municípios baianos – os menores – tem a prefeitura como maior empregadora, na ausência de grandes empresas.

O prefeito de Itapetinga teve de demitir mais de 300 pessoas neste fim de ano, entre pessoal da administração e de apoio. De acordo com ele, a medida foi necessária, porque serviços essenciais da cidade estavam sendo afetados. Professores e funcionários da área de saúde com nível superior foram mantidos pela gestão. A cidade estava com 10% acima do permitido na LRF, ou seja, estava destinando 64% da receita para pessoal. “O nosso 13º ainda não foi pago, mas estamos planejando para que ele seja distribuído na data limite”, contou Rodrigo Hagge.

Desastre: Confirmada morte de motoqueiro no acidente com ônibus do Gatinha Manhos

Um motociclista morreu em uma colisão entre sua moto e o ônibus da banda Gatinha Manhosa, em uma estrada próxima ao município de Simplício Mendes. O motociclista colidiu com o ônibus, que tombou na estrada. Membros da banda tiveram ferimentos leves. O acidente aconteceu por volta das 17h, há cerca de 3 quilômetros da cidade de Simplício Mendes. O ônibus do cantor seguia para a cidade de Araripina, no Pernambuco, quando se envolveu com um acidente com uma motocicleta.

O motociclista foi atingido pelo ônibus, que logo em seguida tombou na lateral da pista. De acordo com informações passadas pelo cantor Edson Lima, os membros da banda foram socorridos e tiveram ferimentos leves. “Nós que estamos na estrada estamos sujeito a tudo isso acontecer. O Importante é que está tudo bem. Alguns arranhões com pessoas da banda mas nada de tão grave”, disse o cantor através de suas redes sociais.

:: LEIA MAIS »

Bahia é o 2° estado que mais perderá médicos cubanos do Mais Médicos

A Bahia e São Paulo têm o maior número de médicos cubanos atuando pelo programa Mais Médicos e, por isso, são os estados que mais perderão profissionais com o fim acordo entre o Brasil e Cuba. O governo cubano anunciou, na última quarta-feira (14), a retirada do programa nesta, citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos cubanos no Brasil.

Em agosto, ainda em campanha, o capitão reformado declarou que “expulsaria” os médicos cubanos do Brasil com base no exame de revalidação de diploma, o Revalida. A promessa também estava em seu plano de governo Enquanto São Paulo apresenta 1394 cubanos atuando na saúde do estado, a Bahia conta com 822 profissionais.

De acordo com o G1, não necessariamente os paulistas e os baianos deverão sofrer mais com o fim do programa: estados do Norte e Nordeste já apresentam uma menor quantidade de médicos pelo Sistema Único de Saúde, um dos motivos da criação do programa em 2013.

Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23

Estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem renovar os contratos até o dia 23 de novembro. O prazo, que terminaria hoje (16) foi prorrogado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Devem fazer o aditamento aqueles que contrataram o Fies até 31 de dezembro de 2017. Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados, de acordo com o FNDE.

A renovação do contrato é feita pelo sistema SisFies. Segundo o FNDE, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique de fora. “Em virtude do feriado, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, diz o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, em nota enviada pela autarquia.

O FNDE ressalta ainda na nota que é “fundamental que os alunos acessem o SisFies o quanto antes e não deixem para a última hora”.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino para, depois, as informações serem validadas pelos estudantes no sistema.

Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas do contrato, o estudante precisa levar a nova documentação ao agente financeiro, que é o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal, para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Contratos de 2018

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa, que é o Agente Operador do Novo Fies.. Segundo a Caixa, aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018. O prazo para esses estudantes vai até 30 de novembro. O aditamento é feito no site da Caixa. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies têm juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

blog do marcelo




WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia