Jerônimo Rodrigues do PT — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues do PT — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues, do PT, foi eleito, neste domingo (30), governador do estado da Bahia para os próximos quatro anos.

Com 96% das urnas apuradas, o ex-secretário de Educação do estado tinha 52% votos, o que correspondia a mais de 4 milhões e 296 mil votos válidos. O segundo colocado, ACM Neto (União Brasil), ficou com 47%, o que representa pouco mais de 3 milhões 782 mil votos.

Jerônimo iniciou a apuração em desvantagem, mas após cerca de uma hora de apuração, com cerca de 24% das urnas apuradas, passou na frente e seguiu até o final para ser eleito o 52º governador da Bahia.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Imagem

Jerônimo Rodrigues do PT da Bahia — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues do PT da Bahia — Foto: Divulgação

A eleição foi decidida em dois turnos no estado, algo que não acontecia desde 1994. No primeiro turno, Jerônimo teve 49% dos votos, contra 40% de ACM Neto. A vitória no primeiro turno confirma o favoritismo do petista após a rodada inicial. No entanto, ele esteve atrás em todo primeiro turno, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.

Derrotado, ACM Neto reconheceu o resultado após as urnas chegaram na totalidade da apuração. O candidato do União Brasil ligou para Jerônimo e desejou sorte ao novo governador. Em seguida, ACM Neto falou com a imprensa.

A eleição de Jerônimo, o governador Rui Costa faz o seu sucessor após dois mandatos e dá ao PT a oportunidade de chegar a 20 anos consecutivos no governo baiano. Antes de Rui, entre 2006 e 2022, o também petista Jaques Wagner chefiou o estado em dois mandatos.

Jerônimo Rodrigues Souza nasceu no povoado de Palmeirinha, na cidade de Aiquara, região sudoeste da Bahia, a 400 quilômetros de Salvador. Ele tem 57 anos.

Professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo é casado Tatiana Velloso, engenheira agrônoma e professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Jerônimo e Tatiana são pais de João Gabriel.

Sua atuação no Governo do Estado começou em 2007, no governo Jaques Wagner, quando foi convidado para atuar como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Em 2010, ainda no governo Wagner, passou a compor a equipe da Secretaria de Planejamento.

Jerônimo Rodrigues, do PT — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues, do PT — Foto: Divulgação

Em 2011, foi convidado para atuar em Brasília, onde foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, e outros cargos no MDA durante o governo Dilma.

Em 2014, coordenou o Programa de Governo de Rui Costa, que seria eleito naquele ano. Já no governo, foi o primeiro titular da recém criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Em 2018 voltou a coordenar o programa de governo de Rui Costa, e no ano seguinte assumiu a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de onde saiu para ser candidato ao governo.

Campanha

Jerônimo Rodrigues do PT da Bahia — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues do PT da Bahia — Foto: Divulgação

Durante a campanha, iniciada no dia 16 de agosto, quando passou a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet, Jerônimo Rodrigues passou por diversos munícipios do estado.

A aposta da candidata na nacionalização do pleito, reforçando que Jerônimo era integrante do “time” de Lula. No final do primeiro turno e durante o segundo turno, a presença do ex-presidente Lula em atos ocorridos em Salvador reforçou a campanha de Jerônimo.

Em um dos maiores eventos políticos do segundo turno, Lula e Jerônimo reuniram uma multidão na orla de Salvador.

Ainda durante a campanha, o petista foi muito criticado por seus adversários por conta, entre outros pontos, de questões de segurança pública, em decorrência dos índices de violência no estado, da saúde, especialmente por causa da fila para vagas na central da regulação, e principalmente por conta da educação, pasta que comandou por conta dos Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Durante a campanha, uma nova análise apontou melhorias no índice, mas o estado ainda segue entre os últimos do país.

No primeiro turno, apesar das críticas, Jerônimo passou a crescer nas pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Ipec (antigo Ibope). Os primeiros números indicavam vitória de ACM Neto ainda no primeiro turno.

A virada só foi consolidada nas urnas, repetindo um movimento que aconteceu em 2006 e 2014, nas eleições dos primeiros mandatos de Jaques Wagner e Rui Costa, respectivamente, no entanto, desta vez com decisão em segundo turno.

Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) na Bahia — Foto: Divulgação

Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB) na Bahia — Foto: Divulgação

Ainda durante a campanha, Jerônimo prometeu ter Lula como fiador de seu governo. Ele afirmou que pretende trabalhar em parceria com o governo Federal e com os municípios para melhorar os índices de educação no estado.

Jerônimo ainda prometeu a construção de novos hospitais regionais e defendeu uma interiorização do Planserv, o plano de saúde do servidor público. O agora governo eleito também prometeu o uso de câmeras nos fardamentos dos policiais, além da compra de viaturas blindadas.

Apuração na Bahia

Atualização às 19h42 horas com 97% das urnas apuradas

  • Jerônimo Rodrigues (PT) – 52%
  • ACM Neto (União Brasil) – 48%
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.

 

Compartilhe: