Imagem

Desde o último dia 26, Vitória da Conquista passou a contar com um importante aliado na proteção do patrimônio ecológico, arquitetônico e cultural da cidade, tanto de forma preventiva quanto educativa. É o Grupo de Apoio ao Meio Ambiente (Gama), que integra a Guarda Civil Municipal (GCM).

“Esse grupamento é uma competência específica das guardas municipais e atende não só à lei federal nº 13.022, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, bem como à lei municipal nº 2.362, que instituiu a Guarda de Vitória da Conquista”, disse o comandante-geral da GCM, Cristóvão Lemos.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Imagem

Comandante Cristóvão Lemos

Ao todo, 36 guardas, com fardamento e viatura específicos, integram o grupamento especializado. Eles contabilizam 198 horas/aula de formação com o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), da Guarda Civil de Salvador, referência na área.

O trabalho do grupo envolve não só o patrulhamento preventivo de unidades de conservação, como a área do Cristo, Praça da Juventude, Parque Municipal da Lagoa das Bateias e a Reserva Florestal do Poço Escuro, mas também atividades educativas em escolas e associações de bairro.

Imagem

Thales Azevedo

“Nosso objetivo é levar palestras para esses espaços, de modo a conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente. Temos áreas que merecem bastante atenção em nosso município, áreas que colaboram para o equilíbrio ambiental”, enfatizou o comandante do Gama, GM Thales Azevedo.

Somada a essa ação, eles também realizam visitas guiadas às unidades de conservação. Essas visitas são direcionadas não só às escolas, mas também às pessoas interessadas em conhecer esses espaços, a exemplo de turistas que venham visitar a cidade. Os interessados podem agendar, por meio de ofício à GCM, que está localizada na Rua Dom Climério de Andrade, nº 108, Recreio.

Além disso, o Gama atua em apoio aos demais agentes que trabalham com a proteção do meio ambiente no município, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), brigadistas florestais e Grupamento de Bombeiros Militar. Eles podem, inclusive, auxiliar esses últimos dois grupos no combate ao incêndio florestal.

Imagem
Imagem
Imagem

Resgate de animais silvestres

Entre os treinamentos a que os guardas do Gama foram submetidos estão o de manuseio de animais silvestres. Com isso, se algum cidadão se deparar com um animal silvestre que necessite de resgate poderá entrar em contato com o grupo e uma equipe será deslocada para fazer a captura. Os telefones para contato são: 153 ou (77) 9 8856-4638 (WhatsApp).

Imagem

Compartilhe: