Quem passa pelas áreas mais movimentadas de Vitória da Conquista observa a presença cotidiana de mulheres e homens da Guarda Civil Municipal (GCM). Um ano após a aula inaugural do seu Curso de Formação, completado nesta terça-feira (8), as profissionais veem seu serviço reconhecido pela população, que identifica uma melhoria nos índices de segurança do município.

Além do bom desempenho na segurança, ações de solidariedade, a exemplo do apoio à força tarefa que prestou socorro às vítimas das chuvas do final do ano, se devem também à sensibilidade das sete mulheres que compõem a Guarda Feminina (GFEM) e que se destacam em meio aos 192 Guardas Municipais.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Com Informações do Vitória da Conquista Notícias

Solange Silva revela que antes do curso preparatório receava integrar uma tropa majoritariamente composta por homens, mas durante e após a formação, viu que não há diferença de tratamento no trabalho de homens e mulheres da Guarda. “Aqui todos exercem sua função com responsabilidade e respeito. Mesmo sabendo que estamos em número menor, sentimos este respaldo dos colegas tendo a certeza de que o nosso papel aqui também é essencial”, assegurou a guarda.

“São mulheres que exercem funções estratégicas na Guarda e atuam tanto no patrulhamento, quanto em funções de comando da tropa. A mulher é o elo mediador entre a força e a sensibilidade e fornece mais segurança ao munícipe que vê nelas a confiança do exercício de um bom trabalho”, é o que afirma o comandante da GCM, Cristóvão Lemos.

Para a subinspetora da Guarda, Wanária Ferraz, a relação da população conquistense com as GFEM é muito respeitosa. “A população parabeniza quando vê as mulheres na Guarda, pois sabem que exercemos um trabalho preventivo, na guarda cidadã e no combate à violência contra a mulher. Percebemos que a presença já inibe muita coisa e quando uma mulher chega para pedir ajuda, notamos que ela se sente mais confortável”, garante Wanária.

O trabalho das mulheres no esforço de ajudar na segurança da população é reconhecido pela prefeita Sheila Lemos, para quem a presença feminina em na Guarda Municipal colabora para dar ainda mais crédito à corporação. “Temos uma guarda bem formada, preparada e com homens e mulheres comprometidos com o bem-estar da nossa população e é muito significativo que tenhamos essas mulheres na tropa em um momento em que se busca e se debate a valorização feminina e o direito da mulher estar em qualquer lugar, exercendo qualquer função, com respeito, compromisso e competência”, afirmou Sheila. // Secom-PMVC.

Compartilhe: