Nesta sexta-feira, excepcionalmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai ampliar a quantidade de pontos de vacinação para a 1ª e 2ª doses contra a Covid-19, com o objetivo de diminuir as filas nas unidades de saúde, em razão do grande aumento na procura pela 2ª dose da vacina contra a Covid-19 nas unidades de saúde de Vitória da Conquista, especialmente da vacina da Pfizer. O aumento da procura ocorre após decreto do Governo do Estado que exige a comprovação de vacinação para viagens em ônibus intermunicipais, acesso a órgãos públicos estaduais e matrícula em universidades, a exemplo da Uesb, tendo mais filas como consequência.

Segundo a SMS, a vacina da Pfizer foi a mais utilizada na vacinação da população adulta do município entre os meses de julho e setembro, e, neste momento, a procura tem sido maior por esse imunizante, principalmente com o adiantamento da 2ª dose. Semanalmente, o município recebe dez mil doses de vacinas desse laboratório, que precisam ser divididas entre a vacinação de 1ª dose dos adolescentes, 2ª dose e a 3ª dose, que até o momento só pode ser feita com o imunizante da Pfizer. O quantitativo distribuído fica em torno de 500 a 700 doses por unidade, o que acaba não suprindo toda a demanda, terminando cedo, principalmente nas unidades de saúde mais centralizadas, que são mais procuradas do que outras. O município também recebeu na semana passada, cinco mil doses da Coronavac/Butantan para realizar repescagens da 1ª dose da população adulta, além de ofertar a 2ª dose nas unidades de saúde.

Há algum tempo o Município não recebe novas doses da Fiocruz/Oxford, mas ainda há estoque de 2ª dose em quatro unidades básicas de saúde para as pessoas que estão em atraso. A SMS informa que, de segunda a sexta-feira, desde que haja estoque de vacinas na Rede de Frio, as unidades são abastecidas proporcionalmente e a vacinação segue enquanto durar o estoque, mas a quantidade de doses ainda é pequena para atender confortavelmente e repor a Pfizer em todas as unidades, mas o trabalho tem sido constante. Desde o mês de janeiro, quando começou a campanha de vacinação, mais de 1.300 profissionais da SMS trabalham incansavelmente para vacinar toda a população, em um esquema imenso que envolve não somente a zona urbana, mas também as mais de 240 localidades da zona rural. “A nossa equipe tem feito toda a distribuição das vacinas o mais rápido possível, assim que recebemos as remessas do Estado, para que todos os públicos possam ser contemplados. Não queremos dificultar o acesso, muito pelo contrário. Vamos recebendo vacinas e todas vão para a rua, nada fica em estoque”, ressaltou a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira. // Secom-PMVC.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Com Informações do Site Vitória da Conquista Notícias

Compartilhe: