Na manhã desta quarta-feira,17, o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), promoveu uma reunião de alinhamento com o líder do Governo, Ivan Cordeiro (PTB), com os líderes das bancadas de Situação e Oposição, respectivamente, Edjaime Rosa Bibia (MDB) e Valdemir Dias (PT), além do presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, CLJRF, Delegado Marcus Vinícius (Podemos).

O principal assunto tratado na reunião foi a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Câmara, que, segundo os vereadores, estão defasados, principalmente em relação aos novos tempos. Segundo o presidente, tem muitos casos de omissão no RI e outras questões que precisam ser observadas dentro da lei, mas não constam no conjunto de regras e normas. “Essa revisão é necessária e urgente”, disse.

O Regimento Interno (RI) é de extrema importância para a manutenção do Poder Legislativo Municipal. De forma geral, é ele que (com a Lei Orgânica Municipal), faz toda a organização das normas legais, garantindo que os trabalhos sejam conduzidos da melhor forma para a manutenção das estruturas municipais. É o RI e a LOM que determinam, por exemplo, por quantos membros será constituída a Mesa Diretora, quais serão as composições e áreas de atuação das Comissões e também as linhas de funcionamento do Plenário. Também determina o número, a denominação e a área de atuação de cada Comissão Permanente. O documento é um instrumento próprio para fazer a formação das Comissões, considerando seu número e sua composição, além do seu funcionamento.

“São dois documentos de extrema importância para os Poderes Legislativo e Executivo, por isso não podemos tardar nessa revisão, até porque estamos vivendo um período difícil em que a gente precisa estar amparado na legislação”, afirmou Valdemir Dias, líder da Oposição. O líder da Situação, Edijaime Rosa Bibia, enfatizou que o Regimento Interno é a cartilha do vereador. “A Câmara segue o regimento, sem ele não podemos fazer nada, então é melhor a gente se adiantar pra fazer o que tem que ser feito”. Na Lei Orgânica do Município e no Regimento Interno constam todas as normas sobre a realização das sessões e todas as regras e condições do processo legislativo, o qual o Regimento Interno traz os passos a serem dados de acordo com a Constituição.

Para o Líder do Governo, Ivan Cordeiros, nem a LOM e nem o RI estão atualizados para esse momento de pandemia, com sessões sendo realizadas virtualmente, e nem para a era das redes sociais. “Há omissão em muitas questões, é hora de adequar esses documentos, porque nunca mais o mundo será o mesmo”, afirmou. O Delegado Marcus Vinícius, presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, destacou que a elaboração de leis, decretos, resoluções e demais atos administrativos do Poder Legislativo Municipal está determinada na Lei Orgânica Municipal e no Regimento Interno da Câmara, imprescindíveis para o funcionamento correto do Poder Legislativo Municipal. “Temos que trabalhar na perspectiva da revisão urgente, para termos onde nos amparar sem atropelar a lei”. Além da revisão da LOM e do RI, outros assuntos relativos ao funcionamento interno da Câmara Municipal foram tratados durante a reunião, como a reforma dos gabinetes e a necessidade do cumprimento do protocolo de restrições contra a Covid-19. // Ascom-CMVC.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Curta nossa Pagina no Facebook

 

Com informações do site Vitória da Conquista Notícias

Compartilhe: