Que o número de mulheres empreendedoras tem crescido a cada ano, disso não há dúvidas. E os números estão aí para nos provar isso. As mulheres empreendedoras já somam hoje mais de 30 milhões no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado empreendedor.

Porém, entrar no mundo do empreendedorismo feminino não é uma tarefa fácil. Afinal, várias empreendedoras precisam lidar com a dupla jornada, ou seja, cuidar do negócio, da casa e dos filhos.

Não podemos esquecer também do fato de que muitas enfrentam o medo de falhar e a dificuldade de serem levadas a sério no mundo dos negócios.

No entanto, e apesar disso, o empreendedorismo feminino também serve como um caminho para a independência financeira da mulher.

Podemos dizer que essa é ainda uma forma de gerar empregos, apoiar outras mulheres, obter realização pessoal e fazer a diferença na economia e na sociedade.

E para te inspirar, no artigo de hoje vamos te mostrar um pouco mais do cenário do empreendedorismo feminino no Brasil e também vamos te mostrar alguns exemplos de mulheres empreendedoras de sucesso.

Vamos lá?

Mulheres empreendedoras: entenda como está o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Curta nossa Pagina no Facebook

 

Com Informações Vitória da Conquista Notícias

Como foi demonstrado no início do artigo, o número de mulheres empreendedoras tem crescido a cada ano.

Hoje já temos mais de 30 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, de acordo com a Global Entrepreneurship Monitor, o que representa 48,7% do mercado empreendedor.

Algo mais próximo da realidade geográfica, afinal, as mulheres são maioria no Brasil, representando 51,8% da população, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Porém, e apesar disso, não podemos esquecer que ainda lutam por igualdade social e mais espaço no mercado de trabalho.

Mesmo que tenham conquistado avanços importantes nas questões de gênero nos últimos anos, as mulheres continuam sendo minoria no mundo do empreendedorismo.

Infelizmente, durante o caminho, as mulheres precisam lidar com vários obstáculos como o machismo, a dupla jornada de trabalho e a falta de autoconfiança.

No entanto, uma coisa é certa, apesar dos desafios que enfrentam ao ocupar espaços historicamente masculinos, as mulheres estão derrubando barreiras.

Conheça agora alguns exemplos de mulheres empreendedoras que tem quebrado barreiras em nossa sociedade:

Luiza Helena Trajano

Considerada uma das mulheres mais poderosas do Brasil, Luiza Helena Trajano é o nosso primeiro exemplo de mulher empreendedora de sucesso.

Luiza é um grande exemplo de liderança no Brasil, uma líder que assume sua responsabilidade em reduzir desigualdades para potencializar o crescimento do país.

A empreendedora esteve por 24 anos à frente do Magazine Luiza, uma das maiores marcas do varejo do país, com e-commerce e 113 lojas físicas, distribuídas por 819 cidades, de 21 estados.

A empresa desde o começo sempre teve muito sucesso e está no ranking das “Melhores empresas para se trabalhar” há 22 anos consecutivos.

Luiza hoje atua como Presidente do Conselho de Administração do Magalu e é Embaixadora Endeavor, e divide suas horas em inspirar, mentorear e investir em empreendedores e empreendedoras por todo o Brasil.

Zica Assis

Heloísa Helena Assis, conhecida como Zica é o nosso próximo grande exemplo de mulher empreendedora.

Zica trabalhou por muito tempo como babá e doméstica e teve nos fios cacheados a inspiração que transformou a vida dela.

Com o objetivo de desenvolver produtos de qualidade voltados para os cabelos crespos, cacheados e ondulados, a empreendedora fez um curso de cabeleireira e usava esse espaço para testar os produtos que mais geram resultados nesses tipos de cabelo.

Após perceber a falta de produtos adequados no mercado e interesse das conhecidas, Zica se uniu com mais 3 amigas para abrir o salão especializado em cabelos crespos e ondulados em 1993, o Instituto Beleza Natural.

O Instituto, como diferencial, além do atendimento, também focou na formulação de produtos próprios para esse nicho de mercado.

Hoje a empresa já conta com mais de 40 unidades do Instituto em todo o Brasil e Zica foi reconhecida como uma das 10 empresárias mais poderosas do país, de acordo com a Forbes.

Cristina Junqueira

Sócia e co-fundadora do Nubank, Cristina Junqueira é hoje um dos maiores exemplos de liderança feminina do país, em um setor predominante masculino.

Empreendedora, mãe e esposa, Cristina é vice-presidente da maior fintech brasileira que hoje já conta com 10 milhões de clientes.

O negócio acabou revolucionando os serviços financeiros, oferecendo um cartão de crédito sem banco.

No final, o grande diferencial é a facilidade em obter os serviços de forma 100% online.

Apenas com apenas 4 anos de existência, o Nubank é considerada uma fintechs mais revolucionárias do país.

Cristina hoje sabe da sua responsabilidade de inspirar e incentivar cada vez mais a participação de mulheres no mercado de trabalho.

Porém, não deixa de reconhecer que empreender não é uma tarefa fácil e revela as dificuldades que passou para chegar onde está hoje.

“Sei da grande responsabilidade que tenho por ser uma mulher liderando um negócio de sucesso na área de tecnologia, que é essencialmente masculina.”

Cristina costuma brincar que sua filha mais velha, Alice, é irmã gêmea do Nubank.

Sua filha nasceu no mês de lançamento da fintech e Cristina teve que conciliar a maternidade com a estruturação de seu próprio negócio.

A empresária tinha apenas 5 dias de licença maternidade e fazia as reuniões entre uma mamada e outra.

Camila Farani

Além de ser uma apresentadora de grande destaque no programa Shark Tank Brasil, Camila Farani é também uma das maiores investidoras do nosso país.

A empreendedora foi premiada como a melhor investidora-anjo no Startup Awards de 2016, é co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo, que incentiva empreendedoras, e é sócia-fundadora da G2 Capital, uma butique que investe em startups.

Porém, assim como muitos empreendedores de sucesso, Camila Farani também teve uma história de persistência e superação.

A empresária, por exemplo, começou a trabalhar aos 16 anos em uma empresa familiar de alimentação, gerida pela mãe.

Com o passar do tempo, ela foi se capacitando mais e mais, até chegar ao ponto de sugerir uma introdução de um novo produto na cafeteria da mãe: o café gelado.

A empreendedora ofereceu um acordo de aumento de 30% no lucro da empresa em troca de um percentual de sociedade. Então, aos 21 anos, Camila Farani já tinha sua primeira sociedade.

Com o lucro aumentando cada vez mais, logo a empresa familiar pôde começar a abrir uma, duas e mais franquias.

Camila acabou percebendo que a demanda estava se alterando; as pessoas procuravam cada vez mais por alimentação saudável agora.

A empreendedora, assim, sugeriu uma inovação à mãe, e começou a pesquisar formas de introduzir a alimentação saudável nos negócios.

Neste caso, como essa foi uma época de muito sucesso para iogurterias, tanto Camila Farani quanto o arquiteto com quem ela trabalhava acabaram sendo influenciados.

A nova loja, no final, ficou com uma aparência de sorveteria, nas cores branco e lilás.

E não deu muito certo para conseguir os clientes que ela desejava. Após observar isso, ela fez um reposicionamento da loja: alterou o que precisava ser alterado e em quatro meses de operação, já tinha fila na porta.

Pouco tempo depois, o então presidente do Grupo Mundo Verde contatou Camila para dizer que tinha interesse em trabalhar em um projeto similar ao que ela estava criando.

Camila teve apenas duas opções para a empresária: se unir ao projeto ou ser engolida viva por ele.

Neste caso, aconselhada pela mãe e pelo marido, ela escolheu participar da iniciativa e se uniu ao Mundo Verde, onde ficou por um ano e meio.

Com o tempo, a própria empresária escolheu se afastar, após descobrir sobre o investimento-anjo.

Camila Farani acabou fundando o MIA (Mulheres Investidoras Anjo), com a intenção de capacitar, sensibilizar e investir em mulheres para que elas se integrassem mais no mercado do investimento-anjo.

E aí? O que achou do artigo? Quantas mulheres empreendedoras com histórias inspiradoras, não é mesmo?

Saiba que ainda há muito mais e suas trajetórias estão espalhadas pela internet, para que muitas outras mulheres sejam impactadas.

Aproveite, curta e compartilhe a sua opinião conosco!

Dúvidas, críticas ou elogios deixe nos comentários.

Veja outras dicas de produtos e acessórios disponibilizados pelo site a melhor escolha.

A Melhor Escolha é um site que oferece guias de compras e recomendações para  ajudar os consumidores a escolher o melhor produto para suas necessidades em uma variedade de opções.

Compartilhe: