O debate realizado com os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista na noite desta segunda-feira (19) e promovido pelo Centro Acadêmico Ruy Medeiros, do curso de Direito, na noite desta segunda-feira (19) ocorreu com um clima de muita tensão entre alguns candidatos. O debate foi online com transmissão ao vivo pelo canal da TV Uesb no Youtube.

A ausência do prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão, foi duramente criticada pelos seis prefeituráveis que compareceram ao debate: Cabo Herling (PSL), David Salomão (PRTB), Maria Stella (Rede), Professor Ferdinand (PSol), Romilson Filho (PP) e Zé Raimundo (PT).

Logo no início, o candidato pelo PRTB, David Salomão, e o candidato pelo PT, José Raimundo Fontes tiveram um discussão, após Salomão exigir que o petista respondesse sobre casos de corrupção envolvendo o partido. “Eu gostaria de perguntar ao candidato sobre o dinheiro público que o PT pegou para investir em campanhas políticas. Perguntar também qual o montante de recursos públicos foi desviado na gestão do PT”, questionou Salomão.

Após a provocação, Zé Raimundo respondeu incisivamente e afirmou que foi convidado para responder sobre suas propostas e sobre as ações que pretende implementar para melhorar a vida da população. Zé disse ainda que Salomão parece um “lutador de boxe” pela agressividade e lembrou o apoio de Salomão a Herzem em 2016. “Macaco não olha para o rabo, porque se olhasse, levaria um susto e talvez caísse duro do outro lado. O candidato esquece quem são os amigos dele, quem são os apoiadores dele e quem ele apoiou. Quem tem que responder a essas questões da corrupção é você e não eu. O atual prefeito foi apoiado por esse candidato que aí está”, confrontou Zé Raimundo.

Durante a fala de José Raimundo, Salomão levantou um papel com a estrela do PT e a frase “+ de R$ 200 milhões”. Nesse momento, o petista ameaçou cancelar sua participação no debate. Salomão só abaixou o papel, depois que o mediador mandou que ele fosse retirado da tela.

Os temas saúde, transporte público e infraestrutura forma os mais discutidos pelos candidatos. O problemas da atual gestão para garantir a saúde municipal foi relembrado.

A situação do transporte coletivo também foi bastante explorada, uma vez que o transporte no município está na iminência de ser operado por duas empresas com contratos emergenciais.

A falta de infraestrutura, principalmente relacionada à falta de pavimentação nos bairros periféricos e também nas estradas da zona rural foram trazidas para o debate com duras à atual gestão.

O debate teve quase 3 horas de duração e foi o primeiro debate online realizado com os candidatos a prefeito de Vitória da Conquista. A TV e Rádio Uesb em parceria com o Sindicato do Magistério Muncipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) realizaram um debate presencial, que não teve a presença do prefeito nem de Zé Raimundo, que alegou ser uma medida de cautela em face da pandemia de Coronavírus.

Compartilhe: