Quando a internet apareceu lá em meados da década de 90, já anunciaram que “o conteúdo era rei”. Hoje, com o mundo cada vez mais conectado e o fluxo enorme de informações diárias, o conteúdo (o relevante, é claro) é mais soberano do que nunca. Atualmente é tanta informação, que vender conteúdo de qualidade já se tornou um bom negócio. A prova inconteste disso é a proliferação de infoprodutos, de e-books (livros digitais), podcasts e vídeos didáticos que cada vez mais é enorme.

Basta uma rápida pesquisada no Google e não se admire caso você encontrar tutoriais que ensinam desde a grelhar um frango até dicas de como customizar um carro. Em uma época como a atual, em que as pessoas buscam soluções para sanar determinados problemas, disponibilizar conteúdo específico e de qualidade (e para o público certo) tem tudo para ser um negócio bem lucrativo. Além disso, a popularização de cursos EaD, o famoso Ensino à Distância, já é uma modalidade reconhecida. Inclusive, o crescimento nessa modalidade cresce ano após ano pelas diversas instituições de ensino no Brasil e no mundo.

Como investir na criação do seu próprio curso EaD

Diante de tanto conteúdo a um clique de distância de qualquer pessoa, assim como diante de tantas pessoas procurando conteúdos bem específicos, você tem todas as condições de criar um curso online EaD em uma área do seu conhecimento. Quer dar dicas sobre como criar um blog ou um site? Você pode criar o seu próprio curso. Quer ensinar técnicas de jardinagem?

Crie o seu curso e divulgue para o público interessado. Opções não faltam! Falando assim tudo parece fácil e perfeito, (e realmente é) porém, se você utilizar a plataforma adequada para isso. O WordPress, velho conhecido de programadores experientes e usuários em geral, conta com vários plugins que permitem a criação de um curso online de qualidade, dotados de todos os recursos necessários para você preparar um material completo e atrativo. Vamos conhecer alguns deles?

WordPress e os seus maravilhosos plugins LMS

Uma das principais características do WordPress é a sua ampla variedade de plugins. Há plugins para quem quer criar uma loja online, plugins para editar imagens em seu site, plugins que facilitam encontrar os melhores termos de busca e, é claro, plugins que permitem a criação de um EaD. Eles são chamados de LMS, que é a sigla para Learning Management System, ou, se você preferir, Sistema de Gerenciamento de Aprendizagem. Os LMS são capazes de aliar vários recursos com o intuito de disponibilizar uma didática perfeita, adequada ao tipo de conteúdo que você deseja apresentar. O que os plugins LMS para o WordPress permitem você fazer são ações como disponibilizar o conteúdo, estabelecer layouts, informar o nível de aprendizado do aluno, determinar formatos de pagamentos, administrar inscrições, disponibilizar materiais, questionários e avaliações. Existem vários plugins WordPress para gerenciamento de cursos online. E agora vamos conhecer alguns dos mais conhecidos e recomendados.

LearnDash

Esse plugin é bastante conhecido pela sua velocidade, inclusive é utilizado por várias universidades. Além disso, ele é intuitivo e tem recursos interessantes, como recompensar alunos, apresentar livros de recompensa para os alunos e receber notificação por e-mail. Outro aspecto interessante do LearnDash é a possibilidade que ele oferece para a comercialização do curso à distância. Para isso, o plugin conta com várias ferramentas de monetização, bem como carrinho de compra e pacotes de cursos. Vale destacar ainda que esse plugin permite o gerenciamento de grupos, facilitando a realização de determinadas atividades e avaliações.

LearnPress

Ao contrário do LearnDash, o LearnPress é um plugin gratuito. Os cursos no LearnPress podem ser elaborados seguindo o avanço do aprendizado dos alunos. No entanto, é válido salientar que o LearnPress tem como uma das suas principais características a elaboração de landing pages. Por meio delas você pode vincular anúncios e propagandas referentes ao seu curso. Quanto aos gateways de pagamento, o LearnPress permite vários, entre eles estão o Stripe e o Autorize.net. O famoso Paypal já vem integrado e é facilmente configurável em seu site de cursos. Contudo, há outros add-ons que podem potencializar ainda mais o plugin e fornecer funcionalidades mais completas. No entanto, esses complementos geralmente são pagos.

Liftert LMS

Não é um plugin grátis, mas as vantagens que ele oferece valem o investimento. E uma dessas vantagens é a integração com outras ferramentas importantes, tais como o Mailchimp e o WooCommerce. Além disso, ele é um plugin intuitivo, pois conta com o método de gerenciamento baseado em “clicar e arrastar”, sendo bastante viável para usuários iniciantes.

WP Courseware

Ele é usado por universidades reconhecidas pela sua qualidade, como, por exemplo, a Wisconsin Madison. Além disso, algumas empresas de treinamento também o utilizam. Esse plugin também disponibiliza mais de um professor, o que o torna bastante recomendado para o uso em instituições de ensino. A ferramenta é um recurso interessante para quem procura por uma solução prática e economicamente viável em relação às outras soluções.

Conclusão

O Ensino à Distância já é uma realidade e a possibilidade de lucrar com ele é uma alternativa não só para grandes instituições, mas também para vários empreendedores. Portanto, para você investir na criação dos seus próprios cursos, tenha em mãos o WordPress e utilize algum dos plugins mencionados.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Compartilhe: