A Arena Aquática, localizada na Praça Wilson Lins, no bairro da Pituba, em Salvador, vai abrigar uma prova promocional de triathlon. De acordo com o presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri), Cleber Castro, a disputa na piscina olímpica fará parte do Festival da Primavera promovida pela prefeitura da cidade.

“A gente vai envolver o equipamento da piscina olímpica para fazer uma prova de triathlon”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. “Vai ser na primavera. É um momento bom para se fazer em função dos festejos da cidade nessa época da primavera. É uma prova promocional, não vai contar para o ranking. E é muito difícil de você conseguir calendário, porque a gente não quer chocar com outras provas, não queremos concorrer com as outras provas de natação, de ciclismo e de corridas. Porque a gente respeita e sabemos como é importante aquelas provas para a cidade. A gente tem, na verdade, que incentivar. Quanto mais provas é bom para todo mundo. Achar uma data é complicado. A única data que estamos achando para essa prova é na primavera. Já conversamos com Edvaldo Valério e ele gostou”, completou.

Criado em 2013, o Festival da Primavera do ano passado aconteceu entre os dias 15 e 30 de setembro. Além de eventos de música, gastronomia, lazer, teatro, dança, artesanato, feiras, no ramo do esporte, o programação contou com passeio ciclístico, prova de rally, torneio de crossfit e disputa de stand up paddle (SUP).

Mas como funcionaria uma prova de triathlon numa piscina olímpica? Cleber Castro explicou como deverá ser a disputa por medalhas.

“Tem formatos de baterias, tipo sai um grupo, marca o tempo e depois vai pedalar, depois corre, aí para. Aí sai outro grupo por faixa etária… Enfim, você tem algumas variações, equipes de revezamento. Existe uma prova hoje [de triathlon] chamada Team Relay, que é você fazer baterias em revezamento com um grupo e vai pegando o tempo de todo mundo. Depois, você faz a somatória, a pontuação. Naquela primeira bateria teve o primeiro, o segundo, o terceiro e faz os pontos. A segunda bateria… Aí soma os pontos das três baterias e tem o campeão no final. É uma forma diferente de fazer prova, que acaba gerando engajamento entre eles. Dá para fazer com distâncias curtas também. Aí sim, a gente consegue envolver a piscina olímpica”, detalhou. Leia mais AQUI.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Compartilhe: