Na manhã desta quinta-feira (21), a Polícia Civil, sob a coordenação do Delegado Territorial de Morro do Chapéu, Dr. João Paulo Gomes, realizou em parceria com a Polícia Militar, da 4ª CIA PM Morro do Chapéu e soldados recém-formados do 7º batalhão de Irecê, juntamente com a Guarnição da Cipe Semi-Árido (Caesa), uma revista na carceragem da delegacia local, cuja população carcerária é de 27 detentos, distribuídos em 9 celas.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Na operação foram encontrados:

✓ 04 celulares com 02 carregadores;

✓ 50 gramas de maconha dividas em 30 petecas;

✓ 02 chunchos (especia de objeto perfuro artesanal);

✓ 30 metros de cordas (terezas).

Providências adotadas:

A apreensão do material será representada perante o judiciário para autorização de análise de todos os aparelhos.

    • Guanambi: Sispumur promoveu debate sobre a Reforma da Previdência

      Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia

      22/03/2019 – 16:02

      O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Guanambi e Região (Sispumur) promoveu na Câmara de Vereadores de Guanambi, na manhã desta sexta-feira (22), ato contra propostas da Reforma da Previdência, com momento de amplo debate e discussão do assunto com a comunidade local, a fim de mostrar para a população que a reforma será válida, desde que seja justa, levando em consideração as questões sociais, as diferenças nas condições de trabalho e situação de pessoas em vulnerabilidade social. Em entrevista ao siteSudoeste Bahia, um dos palestrantes Professor Dr. Alcir Roch, disse que “este é o momento da população como um todo e categoria de trabalhadores se reunirem para esclarecer pontos relevantes da proposta de Reforma da Previdência. É importante se apropriar de conhecimento para que se possa fazer manifestações dentro da realidade da proposta. Não adianta ficarmos discutindo política e politicagem, a ideia é pensar no que é melhor para o Brasil, para  o trabalhador, aposentados e pessoas mais carentes recebendo benefícios através da nossa previdência social”.
      Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
      O advogado previdenciário Rafael Bonfim destacou que “é preciso que todo o Brasil pare para discutir. Quando a gente fala de reforma, especialmente de Reforma da Previdência, o debate tem que ser ampliado e não só restrito ao Congresso Nacional, pois todos nós seremos atingidos, seja para o bem, seja para o mal. O poder emana na sociedade, emana do povo, que tem que participar destas mudanças que vão atingir a ele mesmo. Esses momentos são importantes para o conhecimento e ampliação do debate”. A mesa foi composta pelos advogados professor Dr. Alcir Rocha e Rafael Bonfim, professora Drª Tatyanne Gomes Marques e a mediadora Sônia Reis. Estiveram presentes ao evento integrantes da Uneb, colégios municipais e estaduais e Sispumur.

    • Instituto de Meteorologia alerta para a formação de ciclone na Bahia

      Foto: Divulgação Foto: Divulgação

      Por Willian Silva

      22/03/2019 – 15:00

      Na manhã desta sexta-feira (22), Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta, divulgado à imprensa, sobre a possível formação de um ciclone tropical na costa sul da Bahia e norte do Espírito Santo. No mesmo alerta, o órgão de meteorologia mantém a previsão de chuvas intensas e ventos fortes no sudoeste da Bahia e rajadas de ventos no estado capixaba. O órgão no comunicado disse que o ciclone, que poderá ocorrer entre sábado e domingo (23 e 24), deve-se “a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica (…) bem como o aumento da temperatura das águas do Oceano Atlântico, há a possibilidade dessa baixa pressão se transformar num ciclone tropical entre os dias 23 e 24 de março de 2019”, diz a nota. O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) também emitiu alerta de chuvas fortes e fenômeno meteorológico adverso, para as próximas 72 horas. Aviso de Atenção – Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas. Acompanhe com mais frequência as atualizações da previsão do tempo, pois você poderá necessitar mudar seus planos e se proteger dos eventuais impactos decorrentes de tempo severo. Siga as eventuais recomendações da Defesa Civil e das demais autoridades competentes.

    • Prisão preventiva de Temer é ‘mais política do que jurídica’, diz Kennedy Alencar

      Foto: Reprodução | FacebookFoto: Reprodução | Facebook

      Por Juliana Rodrigues

      22/03/2019 – 14:30

      Em entrevista à Rádio Metrópole, jornalista afirmou que não acredita na prisão do ex-presidente como uma “resposta premeditada” da Operação Lava Jato
      O jornalista Kennedy Alencar afirmou, hoje (22), em entrevista à Rádio Metrópole, que considera equivocada a decisão do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, pela prisão preventiva do ex-presidente Michel Temer (MDB). Para Alencar, que falou com Temer momentos antes de ele ser detido, embora haja elementos para uma condenação ao final do processo, a prisão é uma opção “mais política do que jurídica”. “No caso do Temer, tem duas questões aí. Uma são as provas do processo. Elas são suficientes para a condenação do Temer? Vários advogados, promotores e procuradores disseram ontem que sim. A outra questão é: havia requisitos para prisão preventiva? Isso já fica mais complicado. Me parece uma opção mais política do que jurídica. Para você prender preventivamente alguém, é porque essa pessoa atrapalha a investigação, é uma ameaça à sociedade”, disse o jornalista, acrescentando que Temer não deve ser beneficiado por ser ex-presidente, mas também não pode ser prejudicado. Alencar ainda afirmou que não acredita na prisão do emedebista como uma “resposta premeditada” da Operação Lava Jato. “Essa operação (…) é uma resposta natural do conflito que existe claramente hoje no Brasil, entre aqueles que entendem que a interpretação da Lava Jato faz da lei penal é correta e aqueles que acham que a Lava Jato comete abusos e ultrapassa limites ao interpretar a lei penal. Um setor expressivo do Supremo pensa assim”, analisou.

    • Lama de Brumadinho chegou à Bacia do São Francisco, diz SOS Mata Atlântica

      Foto: Reprodução | TV GloboFoto: Reprodução | TV Globo

      Por Juliana Rodrigues

      22/03/2019 – 14:19

      Agência Nacional de Águas contesta resultado da análise feita pela fundação
      Um relatório divulgado pela Fundação SOS Mata Atlântica aponta que a lama da barragem de rejeitos da Vale em Brumadinho (MG) chegou à Bacia do Rio São Francisco. O documento foi publicado hoje (22), Dia Mundial da Água, segundo informações do blog do jornalista André Trigueiro, no G1. Entre os dias 8 e 14 de março, a equipe da SOS Mata Atlântica realizou novas coletas de água no rio Paraopeba até o Alto São Francisco, sendo que 9 dessas coletas aconteceram dentro do Reservatório de Três Marias. O resultado aponta concentrações de ferro, manganês, cromo e cobre acima dos limites máximos permitidos na legislação. A Agência Nacional de Águas nega a chegada da lama ao reservatório de Três Marias. Segundo o órgão, os rejeitos da barragem da Vale ainda não chegaram à Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo, que fica a 29 km de Três Marias.

    • Guanambi: prefeitura apresenta à comunidade projeto da Pista de Skate

      Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia

      22/03/2019 – 13:30

      A Prefeitura Municipal de Guanambi, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, apresentou a comunidade guanambiense nesta quinta-feira (21) o Projeto da Pista de Skate, prevista para ser uma das obras a serem entregues no mês de agosto, durante as festividades do Centenário de Guanambi. Em entrevista ao site Sudoeste Bahia, o Engenheiro Civil e skatista, Ernesto Belloti, responsável pelo projeto, ressaltou que a pista a ser construída será moderna e atenderá com efetividade a prática do esporte. “Tivemos a proposta da Administração Municipal não só de fazer uma pista de skate, mas uma pista de skate de qualidade, diferente de algumas instaladas em outras cidades, onde as pistas acabam não funcionando efetivamente para a prática do esporte. Tivemos também uma reunião com os skatistas, para saber o tipo de pista que eles gostariam e precisam aqui na região, já adequando ao modelo olímpico. Ajustamos para que o projeto coubesse no orçamento e área disponíveis e acredito que chegamos em um bom resultado, que vai ser importante para o skate da cidade e permitirá uma boa evolução”, asseverou.
      Foto: Rafa Nunes | Sudoeste BahiaFoto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
      Para Paulo Costa, secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, este é um momento de muita alegria para Administração Municipal, que atenderá a um anseio antigo da juventude. “Estamos tratando de uma demanda antiga da juventude local, pois temos quase duas décadas da presença deste esporte na cidade e hoje eles praticam o esporte de forma errada e em locais que não são adequados. A instalação de uma área apropriada para a prática de um esporte olímpico para mim é motivo de muita alegria. Estamos no momento de festejar preliminarmente uma vitória, com um projeto assinado por engenheiro que assina os maiores projetos de skate da Bahia. Temos a sensação que concluirmos uma etapa importante. Está é uma obra que está relacionada ao centenário de Guanambi, e pretendemos entregá-la até essa data. Se não houver nenhum impedimento que não possa ser controlado, iremos concluir a obra em tempo hábil para festejar junto com o aniversário da cidade”, disse o secretário, acrescentando que um dos objetivos deste tipo de obra é oferecer espaços de esporte, cultura e lazer, que permitam aos jovens e toda a população a socialização, convivência e desenvolvimento integral enquanto ser humano.

    • Mulher suspeita de tráfico é presa com 295 pedras de crack em Guanambi

      Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar

      Por Marcos Oliveira

      22/03/2019 – 12:24

      Apreensão da droga ocorreu no Bairro Alto Caiçara; suspeita já tinha passagens por tráfico de drogas.
      Uma mulher foi presa na manhã desta sexta-feira (22), em Guanambi, por praticar tráfico de drogas na região do Bairro Alto Caiçara. De acordo com a Polícia Militar (PM), durante monitoramento, ela foi vista em atitude suspeita em um terreno baldio no referido bairro e foi revistada pelos militares. Segundo a PM, Marilene Rodrigues dos Santos, mais conhecida como ‘Negona’, carregava alguns sacos de lixo com entorpecentes, após buscas no local, outra quantidade de drogas foi encontrada enterrada. No total foram apreendidas 295 pedras de crack.  Ainda segundo a PM, na casa onde a suspeita mora, no mesmo bairro, dois adolescentes foram encontrados. O material encontrado pela polícia foi recolhido e encaminhado junto à mulher e os menores para a sede da Delegacia Territorial de Guanambi. Conforme apurado pela reportagem do Sudoeste Bahia, Marilene já tinha várias passagens por tráfico de substâncias ilícitas e foi vitima de tentativa de homicídio em 2018.

    • Prefeitura de Caetité concede reajuste e salário dos professores fica acima do piso nacional

      Foto: Divulgação | Ascom PMCFoto: Divulgação | Ascom PMC

      22/03/2019 – 10:00

      Mais uma vez os professores da rede municipal de Caetité tiveram um reajuste acima do piso nacional. O aumento foi de 3,5%, o que elevou o piso do município para R$2.625,32; enquanto o salário do piso nacional é de R$ 2.557,74. O valor corresponde ao vencimento inicial dos profissionais do magistério público da Educação Básica, com formação de nível médio e jornada de 40 horas semanais. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Iamara Junqueira, o novo piso salarial, que já passou a vigorar no pagamento desse mês de março, retroativo ao mês de janeiro, faz parte da política de valorização do magistério, adotada pelo Governo Participativo. “A garantia dos direitos dos trabalhadores é uma das prioridades da nossa gestão, por isso, apesar do cenário de crise, temos garantido a cada ano maiores conquistas, com ganho real no salário.  Essa é uma vitória da classe trabalhadora”, destacou a secretária. “O reconhecimento e valorização dos professores é fundamental para assegurar a qualidade da Educação, por isso implementamos esta medida remuneratória que confere mais dignidade a essa categoria profissional, que é peça-chave para que a Educação oferecida pelo município de Caetité seja referência para toda região”, pontuou o prefeito Aldo Gondim, que é Professor por formação.

    • Acusados de tráfico de drogas são presos em Palmas de Monte Alto

      Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar

      22/03/2019 – 09:00

      A Polícia Militar recebeu denúncia anônima na  tarde de quinta-feira (21) indicando que  um indivíduo, o qual possui diversas passagens pela delegacia por tráfico de drogas, estaria se deslocando de Guanambi para Palmas de Monte Alto a bordo de um veículo Gol, cor prata. A guarnição montou um cerco na entrada da cidade de destino do suspeito, e ao avistar o veículo com as características informadas deram ordem de parada. Os ocupantes não obedeceram e tentaram fugir, mas não lograram êxito, pois o carro apresentou problemas alguns metros depois. Identificado como João Victor Ribeiro de Jesus, 25 anos, o suspeito saiu do veículo com uma sacola nas mãos, tentou correr para o matagal, mas foi detido.
      Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar
      Na sacola foi encontrada vasta quantidade de entorpecentes: 250 gramas de uma substância análoga a maconha, 55 gramas de outra substância, dividida em 55 papelotes, aparentando ser cocaína e 28 gramas de possivelmente crack. Além de dois celulares smartphones da marca Samsung com avarias. João Victor estava na condicional, haja vista que deixou a cadeia há menos de 30 dias. O comparsa e o condutor do veículo, identificado como Sandro Pinto Jurema, 32 anos, também foi preso, sendo apresentados na unidade policial, juntamente com todo material e o veículo para adoção de medidas cabíveis pela autoridade policial competente.

    • Polícia recupera bens furtados e conduz à delegacia três suspeitos do crime em Brumado

      Foto: Divulgação | Polícia CivilFoto: Divulgação | Polícia Civil

      22/03/2019 – 08:00

      Investigadores da Polícia Civil (20ª Coorpin) realizaram na manhã de quinta-feira (21), em Brumado, a condução de três homens suspeitos de realizarem furtos mediante arrombamento na cidade. Após informações de que um galpão teria sido arrombado na madrugada, os investigadores começaram a buscar pelos envolvidos e localizaram Élio Santos da Rocha, 30 anos, Fernando Sérgio Trindade, 23 anos, e Gileno Rodrigues Júnior, 21 anos. No momento da abordagem policial, foram encontrados com os suspeitos três (03) mochilas contendo grande quantidade de fios de cobre, de alumínio e diversas ferramentas. Na Delegacia de Polícia Civil, um dos suspeitos confessou os furtos e informou aos policiais onde os objetos estariam escondidos. Os policiais se dirigiram ao local e encontraram uma grande quantidade de ferramentas tais como alicates, chaves de fenda, escadas de fibra, acessórios de informática e materiais eletrônicos. Os suspeitos e os objetos foram apresentados na Delegacia Territorial de Brumado, ao Delegado Plantonista Cláudio Marques, que ouviu os conduzidos e decidiu por liberá-los, em razão de entender pela não configuração do estado flagrancial. Os bens serão restituídos aos seus legítimos proprietários e os indivíduos conduzidos responderão pelos crimes em liberdade até ulterior deliberação judicial.

    • Caesg desarticula local de consertos e produção de armas em Candiba; vasto material e armas foram apreendidos

      Foto: Divulgação  | Cipe/SudoesteFoto: Divulgação | Cipe/Sudoeste

      22/03/2019 – 08:00

      Durante patrulhamento tático rural no município de Candiba, por volta das 10h de quinta-feira (21), a guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste), antiga Caesg,  recebeu a denúncia que um indivíduo identificado como Joelson de Souza Fernandes, vulgo de “Jó”, consertava e fabricava armas em sua residência na região de Lagoa de Felipe. No local, a guarnição constatou que “Jó” utilizava a tornearia do seu irmão, sem sua permissão, para consertos e produção de armas. No fundo do cômodo, no qual funciona a oficina, foi encontrada uma espingarda e várias peças de armas como canos e coronha. Com o auxílio do pai do indivíduo, a guarnição encontrou o paiol (um compartimento de cimento com tampa de concreto, debaixo do chão, rodeado de algarobas), onde estavam escondidas várias espingardas, impermeabilizadas com uma câmara de borracha.
      Foto: Divulgação | Cipe/Sudoeste
      Contudo, o referido indivíduo não foi localizado, e, segundo a polícia, ele tem uma passagem por roubo a mão armada, em Louveira SP. Durante a operação foi apreendido: (01) uma espingarda cartucheira, marca Lerap, calibre .32; (01) uma espingarda cartucheira, calibre .32, marca e numeração não identificadas; (01) uma espingarda artesanal, sistema de funcionamento de alimentação antecarga; (01) uma espingarda de ar comprimido, calibre 5.5(.22mm), cano 18 polegadas, equipado com uma luneta de projeção 4/20, marca RF; (01) uma espingarda de ar comprimido, marca CBC, calibre 5.5 (.22mm), cano 18 polegadas; (01) um cano de espingarda cartucheira, calibre .36; (01) um cano duplo de espingarda artesanal; (01) um cano de espingarda artesanal; (01) uma coronha de polímero. Todo material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Candiba, bem como todas as informações coletadas sobre o fato, para providências de Polícia Judiciária.

    • Bahia tem 34 obras paradas com recursos de R$ 307,5 milhões

      Foto: Divulgação Foto: Divulgação

      Por Juliana Almirante

      22/03/2019 – 07:00

      Intervenções contam com recursos da administração estadual ou com verbas da União
      Levantamento divulgado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) aponta que o Estado da Bahia conta com 34 obras com andamento suspenso ou paralisado. Os dados foram informados por órgãos e entidades da administração estadual a partir de pedido da Corte de Contas. Se forem somados, os valores contratos das obras paradas chegam a R$ 307,5 milhões, com recursos da administração estadual ou com verbas da União. Entre as intervençõs paradas (confira lista), está a elaboração de projetos e a execução de obras de contenção de 25 encostas em setores de risco alto e muito alto. Os principais motivos para a suspensão e paralisação das obras são “questões técnicas” que vieram à tona após a licitação, descumprimento de especificações técnicas e problemas relacionados à contratada, a exemplo de recuperação judicial ou dissolução societária. O levantamento abrangeu obras iniciadas a partir de 2009, paralisadas há mais de 90 dias e cujo montante seja superior a R$ 1,5 milhão. Por meio de ofícios encaminhados aos secretários e dirigentes, o TCE-BA solicita o preenchimento de um formulário padrão com informações sobre as obras paralisadas. A ação no tribunal baiano é uma iniciativa nacional, após o ministro José Antonio Dias Toffoli assumir as presidências do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pedir um esforço conjunto. no sentido de diagnosticar a situação das grandes obras paralisadas no Brasil.

    • Foragido de presidio em MG, homicida carinhanhense é recapturado pela polícia

      Foto: Divulgação | Polícia MilitarFoto: Divulgação | Polícia Militar

      22/03/2019 – 07:00

      O carinhanhense Aparecido Neves Nogueira, 29 anos, foragido de um presídio do estado de Minas Gerais, foi preso na tarde desta quinta-feira (21) por policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar lotados em Carinhanha. De acordo informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o referido estava escondido no Conjunto Habitacional Pequizeiro, em Carinhanha. Ele foi apresentado na delegacia local e deverá ser recambiado para o estado de Minas Gerais, onde cumprirá pena por homicídio.

    • Caetité: Bahia Mineração tem licença renovada por mais seis anos

      Foto: Divulgação Foto: Divulgação

      Por Daniel Brito

      21/03/2019 – 20:01

      Novo projeto da empresa prevê a extração de até 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano em Caetité, no Centro Sul Baiano
      A licença de instalação da Bahia Mineração (BAMIN), na cidade de Caetité, no Centro Sul Baiano, foi renovada por mais seis anos, segundo informou hoje (21) o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado. A renovação servirá para impulsionar o projeto Pedra de Ferro, que prevê a extração de até 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, o que transformará a Bahia no terceiro maior produtor de minério de ferro do país, segundo a mineradora. O investimento para construção da estrutura será, no total, de R$ 200 milhões. Ainda de acordo com a mineradora, a barragem será construída através do alteamento a jusante, a fim de garantir segurança ao armazenamento de rejeitos e será instalada em um vale, localizado entre os municípios de Pindaí e Caetité.

    • Professores da Uneb entram em estado de greve e paralisam atividades amanhã

      Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste BahiaFoto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia

      Por Lara Curcino

      21/03/2019 – 19:30

      A categoria explica que supostas medidas de Rui teriam motivado a decisão
      Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) decidiram, em assembleia realizada na manhã de hoje (21), em Salvador, entrar em estado de greve. A Associação dos Docentes da universidade (Aduneb) também aprovou a paralisação das atividades acadêmicas amanhã. Em nota, foi explicado que “a partir de agora, a categoria fica a um passo da deflagração da greve por tempo indeterminado” e que “a decisão é necessária devido às constantes medidas do governo Rui Costa, que têm prejudicado os docentes e as universidades públicas estaduais da Bahia”. Na tarde de hoje, os docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) farão assembleia para decidir a mesma pauta. Já a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), está em estado de greve desde o dia 13 deste mês.

  • Quadrilha de Temer recebeu R$ 1,8 bi em propinas, diz MPF

    Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil

    Por Lara Curcino

    21/03/2019 – 19:00

    Procuradores ainda acusam o grupo de monitorar agentes da PF

    O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro afirma que a soma das propinas recebidas ou prometidas à suposta quadrilha chefiada pelo ex-presidente Michel Temer é superior a R$ 1,8 bilhão. Além disso, os procuradores da República acusam os investigados na operação de monitorar agentes da Polícia Federal (PF). As declarações do MPF foram feitas em coletiva de imprensa realizada na tarde de hoje (21), na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. Temer foi preso na manhã pela Lava Jato.

Compartilhe: