Cerca de 40 famílias vivem no povoado de Limoeiro em Vitória da Conquista, na região da Serra do Marçal. Algumas delas, de forma isolada. Para chegar às casas somente a pé ou a cavalo. “Aqui é um lugar muito bom pra viver, sossegado. Para nós, o difícil é a água e o acesso. Porque não vem um carro, aí fica tudo difícil”, conta a lavradora Irma Pinto, de 63 anos.

O isolamento que dona Irma relata, no entanto, está com os dias contados. Isso porque a Prefeitura Municipal iniciou, na última quinta-feira (9), a abertura da estrada que dará vida nova a essas pessoas. Apesar de ser um trecho pequeno, aproximadamente 1 km, a via transformará a realidade de quem teve, por toda uma vida, que subir e descer a pé, pelo meio do mato.

“Morar aqui é bom, mas é muito sofrimento. Quando eu estudava, descia tudo isso a pé, fazendo chuva ou sol. Pra gente trazer uma coisa lá do ponto, se não tiver um jumentinho, é nas costas. Agora, vai facilitar”, conta o vaqueiro Zanato dos Santos, de 28 anos. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Gilmar Ferraz, além do acesso, os moradores solicitaram ao Executivo Municipal o abastecimento de água.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

“Já estamos trabalhando no acesso e, em breve, estaremos perfurando o poço artesiano para o abastecimento desta comunidade que não tem água potável e utiliza a água do rio para os serviços domésticos”, disse. Agora, vai ser mais fácil chegar até a casa de dona Irma e dos vizinhos. “Estou muito alegre, na hora que eu ver essa estrada chegar até minha casa vai ser uma bênção, vou agradecer muito a quem está ajudando”, comemora dona Irma. // Secom-PMVC.

 

Compartilhe: