José Gerardo Soares Filho, de 19 anos o jovem estudante de técnica em Enfermagem que descobriu um câncer durante uma aula ao fazer por brincadeira um teste de gravidez, faleceu na noite deste domingo (5), no bairro Itaperi, em Fortaleza. O velório está sendo realizado na residência da família. Uma missa de corpo presente será realizada às 15 horas. O enterro será na tarde desta segunda-feira (5), às 17 horas, no cemitério Parque da Paz, no Castelão. Na última quinta-feira, Gerardo, de 19 anos, começou a sentir dores e a ficar sem ar. Depois, foi internado e não resistiu, segundo relato de um parente. O rapaz faleceu por volta das 20 horas.

Resultado de imagem para José Gerardo Soares Filho

Gerardo foi diagnosticado com um tumor coriocarcinoma de células germinativas. Tipo raro, maligno, que muitas vezes surge a partir da placenta. Em 2017, diversas personalidades como Tirullipa e Whindersson Nunes fizeram vídeos pedindo ajuda para o jovem. Gerardo fez campanha na internet pedindo ajuda para custear tratamento. A batalha contra a doença vem desde fevereiro de 2017, data do diagnóstico. O estudante sentia dores na região mediastinal — localizada no tórax, próximos aos pulmões — que imaginava ser efeito da musculação. Os analgésicos receitados por médicos não surtiam efeito e, pouco tempo depois, Gerardo começou a expectorar sangue. Tuberculose foi outro diagnóstico que se mostrou equivocado.

Certo dia, Gerardo resolveu fazer — por “gaiatice”, como conta a mãe —, um teste de gravidez de farmácia, em uma de suas aulas do curso técnico em Enfermagem. Por incrível que pareça, o teste deu positivo. O conhecimento em enfermagem o fez desconfiar do resultado: se a alta do hormônio BHCG indica gravidez em mulheres, em homens pode indicar complicações sérias, como alguns tipo de câncer — embora não seja uma regra. Ele, então, buscou auxílio médico e uma biópsia confirmou o câncer.

Compartilhe: