A Prefeitura de Vitória da Conquista apresentou à população, nesta segunda-feira (1º), 15 ônibus zero quilômetro que serão incorporados imediatamente ao sistema municipal de transporte coletivo sem nenhum aumento na tarifa, que permanecerá no valor de R$3,80.

Os veículos foram vistoriados pela prefeita Sheila Lemos na manhã desta segunda-feira (1º), na garagem da Viação Rosa. Ela estava acompanhada do secretário de Mobilidade Urbana, Lucas Dias, e do coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner. À tarde, os ônibus saíram em comboio pelas avenidas Brumado, Régis Pacheco, 2 de julho, Siqueira Campos, Rosa Cruz e Olívia Flores.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !
WhatsApp oficial 77 98838-2781 
Participe do nosso Grupo no WhatsApp
Siga nosso Instagram
Curta nossa Pagina no Facebook
Com Informações do Vitória da Conquista Notícias

Os 15 ônibus são os primeiros de um um total 23, todos da Viação Rosa. Os oito restantes estão em fase final de montagem, na sede da fábrica Enduscar (antiga Caio), em Botucatu (SP), e também devem reforçar o transporte público conquistense nos próximos 40 dias.

Segundo o coordenador de Transporte Público, Sérgio Hubner, as mesmas medidas de renovação da frota serão apresentadas em breve pela outra empresa concessionária. “Na mesma toada, visando o cumprimento das regras editalícias, a Viação Atlântico acomodará sua frota com perfil e idade média semelhantes e concomitantes”.

Para a prefeita Sheila Lemos, receber esses ônibus representa avanço na Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, tendo os usuários de transporte público como prioridade. “Veículos novos, com comodidade, infraestrutura pensada para atender a população: esse é o Governo de Pessoas para Pessoas. E tá vindo mais aí!”, celebrou a gestora.

A inserção dos novos ônibus, todos recém-saídos da fábrica, faz parte do cumprimento do contrato firmado entre a Prefeitura e as empresas Viação Rosa e Viação Atlântico, vencedoras da mais recente licitação do sistema de transporte coletivo. O contrato, assinado pela prefeita Sheila Lemos em 9 de outubro de 2023, estabelece que, no primeiro ano de vigência, a idade média da frota seja de sete anos. Com a chegada dos 23 novos ônibus, a Viação Rosa passa a operar com uma frota cuja idade média passará a ser de quatro anos – ou seja, três a menos do que exige o contrato. Ao final do processo, o município contará com 50% da frota do transporte público renovada.

“Com esta inserção quantitativa e qualitativa, a Viação Rosa ofertará, aos conquistenses que usam o sistema em sua área de responsabilidade operacional, uma frota bem mais jovem que a exigida”, ressalta Hubner.

Frota renovada

Os novos ônibus chegam a Vitória da Conquista munidos com os seguintes equipamentos:

  • Tecnologia Euro 6, dotada com modernos controles de emissão de gases

  • Trem de força VW 17.230.

  • Capacidade para suportar 17 toneladas de peso, graças ao motor com 230 cavalos de potência.

  • Três portas.

  • Moderno sistema de bilhetagem eletrônica.

  • Biometria facial.

  • Wi-fi.

  • Pontos de recarga de energia USB.

  • Câmeras de monitoramento.

  • Elevador para pessoas com deficiência.

  • Quatro displays eletrônicos: um principal, acima do para-brisa; um traseiro; um lateral, abaixo do posto do cobrador; e um auxiliar, sobre o capô, no canto direito do para-brisa. Além de facilitar a identificação da linha de destino, os quatro equipamentos visuais evitam paradas desnecessárias, o que garante maior rapidez nos ciclos de viagem e mais conforto às equipes de bordo.

Compartilhe: