A demanda por testes aumentou neste mês de janeiro no município, devido ao crescimento do número de notificações por Síndrome Gripal. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que vem monitorando o cenário epidemiológico, realizará, neste sábado (29), um mutirão de testagem a fim de diminuir a fila de espera dos pacientes com sintomas gripais que já agendaram o teste pelo Call Center e unidades de saúde estão aguardando. O atendimento começará às 9 horas e seguirá a atender a todos os agendamentos.

“Essa ação será feita no ponto de testagem do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, que segue os mesmos critérios de agendamento, pelo Call Center ou unidades de saúde. Temos a previsão de atender mais de 300 pacientes neste mutirão de testagem e grande parte deles já estão agendados”, explicou o farmacêutico e coordenador das testagens no município, Pablo Maciel. Nos últimos dias, houve uma baixa no estoque municipal de testes de antígenos e foi necessário utilizar o exame de RT-PCR para garantir a testagem dos pacientes durante esse período. Mas, a SMS já efetivou a compra de um novo quantitativo de testes rápidos para auxílio diagnóstico, e recebeu outro quantitativo encaminhado pelo Ministério da Saúde, e está retomando a rotina de testagens com resultados entregues em até 24h, de forma on-line.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Ainda de acordo com o coordenador, com o atual cenário de contaminação por Covid-19 e Influenza, a SMS tem buscado outras tecnologias para avaliar melhor o perfil de síndrome gripais no município, também com a inclusão do teste de antígeno para auxílio diagnóstico da Influenza A ou B. O teste de Influenza será feito apenas no Gripário Municipal, mediante a indicação da equipe médica após avaliação dos pacientes que possuem fatores de risco e com o quadro de possível agravamento da síndrome gripal. Neste momento, o município tem reforçado as ações de prevenção, prestado atendimento às pessoas com Síndrome Gripal e também ampliado o número de vagas de testagem nos próximos dias. No entanto, é importante que todos façam a sua parte para diminuir os riscos de transmissão das síndromes gripais, fazendo o uso correto da máscara, álcool em gel e distanciamento social. Em caso de sintomas gripais, a notificação pode ser feita pelo Notifica PMVC, pelas Unidades de Saúde do bairro ou pelo Call Center 3429-3450. // Secom-PMVC.

Compartilhe: