A equipe da Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste fim de semana mais uma operação de fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 estabelecidas por decreto municipal. No sábado, foram vistoriados bares e restaurantes situados na Zona Leste de Vitória da Conquista. E neste domingo a Visa realizou a fiscalização em supermercados e estabelecimentos de atacado.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Vieira, apesar de algumas irregularidades, o comportamento da maioria das pessoas e estabelecimentos tem sido positivo. “No começo do processo de reabertura, chegamos a notificar cerca de 80% dos estabelecimentos por irregularidades e hoje essa média caiu para cerca de 40%, que é um bom indicativo. Constatamos que houve uma melhora no comportamento, mas, ainda assim, o órgão não deixará de cumprir seu papel de fiscalizar e adotar medidas severas quando possível”, explicou Maico.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Proprietário de um dos estabelecimentos visitados, Victor Leite disse que um dos grandes desafios dos empresários é administrar o horário e a rotatividade de clientes. “Os clientes, às vezes, ficam um pouco arredios às regras, o que torna este trabalho com eles um pouco difícil. Temos buscado operar corretamente e a Prefeitura, através da Vigilância, têm feito um trabalho exemplar desde o começo da pandemia, dando todas as chances de nos adequar”, contou o empresário.

Fiscalização em supermercados e atacados

No domingo, a inspeção foi em supermercados de grande porte em toda a cidade. Foram averiguadas, além das medidas de prevenção à Covid-19, as instalações e o acondicionamento dos produtos. No total, foram lavradas quatro notificações e dois autos de infração nestes estabelecimentos.

Em suas ações, a Vigilância Sanitária realiza uma abordagem educativa, sempre fornecendo as informações necessárias para a regularização dos estabelecimentos antes de uma eventual notificação. As denúncias também são apuradas e podem ser feitas na Secretaria de Saúde, na Rua Rotary Club, nº 69, Centro, pelo telefone: 3429-7432,ou pelo e-mail visaconquista@yahoo.com.br. // Secom-PMVC.