O dia 24 de março é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch. A Tuberculose é infecciosa, transmissível e afeta, principalmente, os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. Durante este mês de campanha, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica os esforços para alertar toda a população quanto à importância do diagnóstico precoce da doença, que tem cura quando o tratamento é cumprido de forma adequada e ininterrupta pelo paciente.

“As pessoas que apresentam tosse seca ou produtiva (com secreção), há três semanas ou mais, devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o exame de TRM (Teste Rápido Molecular) para Tuberculose, que é o exame de escarro. O diagnóstico, tratamento e acompanhamento são feitos de forma totalmente gratuita pelo SUS”, explica Fernanda Couto, coordenadora do Centro Municipal de Pneumologia e Dermatologia Sanitária, serviço de referência do município.

Por conta da pandemia, a campanha será feita em caráter informativo nas unidades de saúde e meios de comunicação, para relembrar o fluxo de atendimento, além de sensibilizar os profissionais para identificar os pacientes com quadro respiratório suspeito para Tuberculose.

O Centro de Referência de Pneumologia e Dermatologia Sanitária é referência para o tratamento da doença no município e funciona de segunda a sexta, de 07h às 12h, na Praça João Gonçalves, no Centro. Para ser atendido no serviço, é necessário apresentar o cartão SUS e RG.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Curta nossa Pagina no Facebook

Campanha de Combate à Tuberculose: doença tem cura e tratamento é oferecido pelo SUS

Compartilhe: