Uma técnica de enfermagem de Maceió foi afastada nesta quinta-feira (28) depois de não ter aplicado corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma mulher de 97 aps. O incidente foi registrado em um vídeo divulgado nas redes sociais. Após denúncia da família, a idosa foi devidamente vacinada.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou o imunizante não chegou a aplicado e que ocorreu uma “falha humana”. A prefeitura da capital disse que ‘tomou ciência com indignação” do ocorrido que se trata de “caso isolado”. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP-AL) informou que abriu investigação. A idosa, o motorista e a cuidadora foram a um posto de vacinação que fica no Shopping Pátio Maceió, na parte alta da capital. Neta da senhora, Andrea Maranhão afirmou que a cuidadora filmou o momento da vacinação. Assista:

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Curta nossa Pagina no Facebook

“O intuito de filmar foi comemorar, mesmo porque ela está há muito tempo em isolamento, dentro de casa. E ela é muito alegre, gosta muito de sair, de se divertir”, disse a neta, que compartilhou as imagens no grupo da família. Foi então que um outro parente da família, que é médico, percebeu que a dose não havia sido aplicada. Em seguida, Andrea telefonou para a cuidadora, que voltou com a idosa mesmo local de vacinação. A coordenadora do posto chegou a questionar o retorno, mas liberou a aplicação assistir ao vídeo. Só aí a idosa foi “vacinada de verdade”. Andrea contou que a avó estava em isolamento social há dez meses e que a saída de casa para tomar a vacina foi comemorada por toda a família. “Esperamos que quem esteja na linha de frente tome os cuidados necessários para que situações como essa não ocorram, porque isso coloca em dúvida a credibilidade da campanha”, alertou a neta da mulher.

O que diz a Secretaria de Saúde

Segundo o promotor de Justiça Paulo Henrique Prado, da 67ª Promotoria de Justiça da Capital, o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro, afirmou que se tratou de uma falha humana e que a técnica de enfermagem é servidora há muito tempo e sempre teve comportamento exemplar.

Maceió - 7Segundos

O MP-AL vai investigar

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que, ao aplicar a vacina na idosa, a técnica de enfermagem não injetou o imunizante. A SMS reforçou que se trata de um caso isolado e que vai ampliar a fiscalização da vacinação contra a Covid-19. O profissional de saúde terá de mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento.

O que diz a prefeitura de Maceió

“A Prefeitura de Maceió tomou ciência com indignação sobre o caso da servidora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que, ao aplicar uma vacina em uma idosa, não injetou o imunizante. Trata-se de um caso isolado. Assim que foi notificado, uma equipe da saúde realizou imediatamente a vacina na idosa. Informamos ainda que foi determinado o afastamento da profissional envolvida, abertura de processo administrativo para investigação do caso e o acionamento do Ministério Público Estadual para uma apuração transparente do ocorrido. A prefeitura vai ampliar a fiscalização e vai mudar o protocolo de vacinação. O profissional de saúde terá que mostrar a seringa cheia antes da aplicação e vazia após o procedimento. Juntos, vamos vencer a Covid-19”. // TV Gazeta.

Profissional de saúde é afastada após falha em aplicação de vacina em idosa  de Maceió - TNH1

Compartilhe: