O Comitê de Representação Civil e Institucional, formado por representantes de entidades e sociedade civil de Vitória da Conquista, se reuniu na manhã deste domingo (12), por videoconferência, para discutir os números atualizados da pandemia da Covid-19 no município.

O secretário municipal de Administração e membro do Comitê de Gestão da Crise, Kairan Rocha, fez a explanação dos dados sobre a pandemia, apresentando as taxas de crescimento de casos, de ocupação de leitos e de letalidade em Conquista. Ficou constatado que a reabertura do comércio não impactou de maneira significativa na taxa de crescimento de casos.”Considerando os dados descritos, pode-se observar que não houve diferença considerável na média do crescimento diário de novos casos antes e depois da reabertura do comércio”, explica Kairan.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

De acordo com o último Boletim epidemiológico, publicado neste sábado (11), a ocupação de leitos clínicos e de UTI da cidade estão, respectivamente, em 69% e 70%, sendo ocupados, ambos, em 40% por pacientes de outras cidades que são regulados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Rocha ressaltou que o crescimento na ocupação dos leitos se deve, principalmente, à interrupção abrupta do contrato do Governo do Estado com o Hospital IBR que retirou do Município dezenas de leitos. Após as ações da Prefeitura Municipal junto ao Ministério Público Federal e à própria manifestação da sociedade civil, o Governo do Estado anunciou que vai habilitar mais dez leitos no Hospital Geral de Vitória da Conquista a partir desta semana. Com isso, espera-se que diminua-se a pressão sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI.

Situação atual dos leitos em Conquista

Outro dado importante apresentado foi a taxa de letalidade e de incidência de novos casos. O coordenador menciona que a cidade apresenta melhores indicativos frente às cidades mais populosas do Nordeste e está abaixo da média indicada pela Organização Mundial de Saúde. Segundo a OMS, a Covid-19 possui uma taxa média de letalidade de 3,6%, mas em Conquista, essa taxa está em menos de 2%. Ainda assim, todas as medidas rigorosas de controle serão mantidas: “Não haverá relaxamento nos protocolos. Estamos agindo de forma equilibrada, para que a segurança da população esteja garantida e que os impactos desta pandemia na economia da cidade sejam também menores”, complementa o coordenador.

Diante dos números apresentados, o Comitê Gestor de Crise decidiu por avançar para a 4ª Fase da Retomada Gradual das Atividades Econômicas. Com isso, a partir da próxima segunda-feira (13), as academias vão poder reabrir seguindo rigorosamente o Protocolo que vai ser divulgado ainda hoje.

Para a representante da OAB, Joana Rocha, a Ordem dos Advogados tem acompanhado e solicitado aos governos Estadual e Municipal os pareceres sobre os números da pandemia na cidade. “Estamos aqui para participar das discussões e solicitar explicações sobre a adoção de medidas e protocolos na cidade. Da mesma forma, questionamos o Governo do Estado sobre a contratação dos leitos, mas, até então, não obtivemos resposta”, ressalta a advogada.

Participaram da reunião, membros do Comitê de Gestão de Crise da Prefeitura, Sinjorba, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, CDL, Conselho Consultivo, Câmara de Vereadores, SindhSudoeste, Abracon, representante das academias de ginástica, Ministério Público do Trabalho, Movimento Pró-Conquista.

Secom

Compartilhe: