Imagem

Esse “salto” no número de confirmações da Covid-19 no estado acontece em razão da unificação dos dados do sistema de registro.

Na noite de ontem (19), após o aumento de mais de 2 mil casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no territórrio baiano, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, assegurou que a quantidade não representa uma “explosão” de infecções. Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na terça-feira o número total de contaminados pelo vírus na Bahia subiu para 11.013. Os óbitos já chegam a soma de 326.

De acordo com Vilas-Boas, esse salto no número de confirmações da Covid-19 no estado acontece em razão da unificação dos dados do sistema de registro. A partir de agora, serão considerados casos do novo coronavírus não apenas pacientes com teste positivo pelo exame RT-PCR, mas também pelo teste rápido e correlação clínica.

“Vamos apresentar um patamar diferente de números. Nós vimos na faixa de sete, oito mil casos. Mas, na última sexta-feira (15), conseguimos integrar as bases diferentes de notificação do Ministério da Saúde. O Ministério de Saúde tem três sistemas diferentes para notificar as coisas. No dia 26 de março, abandonou um dos sistemas, substituiu por outro chamado por E-SUS. Durante 50 dias, esse sistema não funcionou, começou a acumular notificações e ninguém conseguia baixar as informações, acessar e enxergar os casos. Então vários estados tentaram integrar essas bases, apenas três conseguiram, o Bahia um deles. Na sexta-feira conseguimos integrar essas três bases. O resultado disso é que havia, pelo menos, mais dois mil casos notificados e que ninguém tinha ciência”, explicou.

Em seguida, ele acrescentou: “A partir da agora, estamos passando para os municípios esses casos, que têm 24h para analisar esses casos que foram eles mesmos que notificaram, validar, confirmar se é do município e, no dia seguinte, se não reconhecer, a gente deleta do sistema. Então, hoje, estamos acrescentando aos 8.800 casos de ontem mais 2.100 casos e estamos indo para patamar de 11.013 casos. O Ministério da Saúde definiu que caso de Covid-19 não é apenas confirmado com RT-PCR no laboratório central. É caso confirmado por teste rápido, correlação clínica, quando médico está convicto de que tem mesmo sem prova, ou casos em que a pessoa notificou no sistema de gripe. Qualquer pessoa que o médico notificou como síndrome gripal, esse caso, para o Ministério, deve ser entendido como Covid-19”, pontuou o secretário. Por fim, Vilas-Boas ainda assegurou que não houve “explosão” de casos na Bahia. “Tranquilizar as pessoas quando virem o aumento no número de casos. Não é explosão. É apenas o reflexo do que estava acumulado no Data SUS. A partir de agora, vamos começar a trabalhar com número que vai refletir as diversas formas de notificação nos municípios ajudando a diminuir a subnotificação”, findou. // Bahia No Ar.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Compartilhe: