Sudoeste: Energia foi restabelecida 15 horas após explosão de subestação em Brumado

Foto reprodução\VCN

Após cerca de 15 horas sem serviços de rede elétrica, a energia foi restabelecida na cidade de Brumado, nesta segunda-feira (15), afetada desde às 2h da madrugada por conta após explosões e incêndio em subestação localizada na BA-262, saída para Vitória da Conquista.

De acordo com a Coelba, a falta de energia elétrica atingiu todo o município. Um clarão que pode ser visto de todas as partes da cidade no momento do incêndio assustou a população: “Parecia um ataque nuclear”, disse um morador. A Coelba não sabe o que provocou o incêndio. Segundo informações da Coelba, mais de 50 profissionais atuaram, desde as primeiras horas da ocorrência, visando restabelecer o fornecimento de energia no município.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Durante os trabalhos as informações deram conta de que um trabalhador da empresa teria recebido uma descarga elétrica, ficou desmaiado e foi levado para o Hospital Professor Magalhães Neto, após ser atendido por equipes do SAMU-192. A energia foi normalizada no município por volta das 17h desta segunda-feira.

Subestação móvel foi enviada

Uma carreta com subestação móvel com capacidade para suprir o fornecimento de energia de 50 mil habitantes chegou na tarde desta segunda-feira (15), para reforçar o sistema de fornecimento de energia elétrica em Brumado. A cidade ficou por pelo menos 15h sem energia elétrica por conta da explosão de um transformador na subestação, durante a madrugada.

Em contato com o L12, especialistas afirmaram que o mega transformador móvel serve para evitar a falta de energia enquanto equipes fazem manutenção ou expansão em uma rede elétrica. São subestações e transformadores de energia que podem ir para qualquer cidade, em situações emergenciais, visando normalizar a situação com maior agilidade. Uma subestação móvel chega a pesar 70 toneladas e medir 23 metros de comprimento. A situação no sistema de energia elétrica em Brumado voltou a se restabelecer por volta das 17h, mas segundo moradores ainda haviam localidades sem o sistema. O que causou a explosão ainda não foi divulgado pela Coelba, que atua no local com mais de 50 profissionais.

Prejuízos

Para os comerciantes, além da dificuldade de lidar com a falta dos serviços, a problemática maior foram os prejuízos causados por perdas de produtos, já que a maioria estava com estoques nas câmaras, freezer e geladeiras para atender os clientes neste feriado.

Sudoeste: Energia foi restabelecida 15 horas após explosão de subestação em  Brumado