Governo Municipal reafirma compromisso de assistência em saúde para crianças com mielomeningocele

No fim da tarde desta segunda-feira (25), Dia Mundial de Conscientização da Mielomeningocele, a prefeita Sheila Lemos e a secretária municipal de saúde, Ramona Cerqueira, participaram de um evento, promovido Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele (ABSAM), com o intuito de reforçar a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da doença. O evento foi na Praça Tancredo Neves e teve o apoio do vereador Delegado Marcus Vinicius.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Prefeita participa de evento promovido pela Associação Brasileira Superando a Mielomeningocele

Sheila Lemos reafirmou o compromisso do Governo Municipal de melhorar ainda mais a assistência em saúde para as crianças com Mielomeningocele. “Nós sabemos que o município já oferta o atendimento, mas precisamos melhorar ainda mais. Iremos retomar o fluxo de atendimento no Cemerf e estamos preparando a Clínica de Reabilitação para atender essas crianças. Mas também precisamos de mais políticas nacionais que fortaleçam essa causa e tragam mais recursos para que possamos fazer mais por elas”, ressaltou a prefeita.

Segundo a representante da ABSAM no município, Jamile Novaes, que é mãe de Gabriela Vitória, de 8 anos, que tem a doença, a intenção da data é tentar mostrar para a sociedade o que é a Mielomeningocele, que tem uma incidência alta, mas é pouco conhecida, além de chamar a atenção para as famílias que precisam de assistência depois do nascimento e no decorrer dos anos da criança, mas ainda encontram muitas dificuldades.

A prefeita e a secretária de Saúde ouvem Michele , mãe de Vitor Hugo

A Mielomeningocele é uma doença congênita que provoca uma má formação na coluna vertebral da criança e pode levar à paralisia dos membros inferiores e problemas de desenvolvimento intelectual, disfunções intestinais, gênito-urinárias e ortopédicas.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e pode ser obtido por meio de exames pré-natal ou ultrassom, como no caso de Michele Santos, 29 anos, mãe de Vitor Hugo. “Eu descobri a Mielo com dois meses de gestação, bem precoce, e fiz a cirurgia intra-uterina em São Paulo com cinco meses de gestação, e aqui está meu príncipe com 10 meses de vida. Tem nossas lutas diárias, sei que ele vai demorar a andar, mas é uma vitória de cada dia. Por isso que é muito importante o diagnóstico precoce e fazer o pré-natal todo certinho”, relatou Michele.

Ao final do evento, pais, amigos e crianças soltaram balões em frente a Catedral Nossa Senhora das Vitórias que também foi iluminada com luzes amarelas e vermelhas para marcar e relembrar a importância do dia.

Governo Municipal reafirma compromisso de assistência em saúde para crianças com mielomeningocele

Compartilhe: