Na manhã desta quarta-feira (28), a equipe de Vigilância e Repressão da Receita Federal realiza operação para apreender brinquedos, acessórios para celular e artigos eletrônicos falsificados, com uso indevido de marcas conhecidas, em dois estabelecimentos do centro comercial de Vitória da Conquista (BA). Os produtos foram identificados por meio de técnicas de análise de risco e diligências nos estabelecimentos.

Essas mercadorias são retiradas do mercado para coibir a concorrência desleal com os comerciantes que vendem produtos originais, com o valor de mercado. Trata-se, também, de uma forma de proteger o consumidor, uma vez que as mercadorias são adquiridas como se fossem originais e podem ser, inclusive, nocivas à saúde.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

 

 

Mercadorias falsificadas são apreendidas em estabelecimentos pela Receita Federal — Foto: Foto: Receita Federal

Por exemplo, os brinquedos não certificados podem soltar pedaços pequenos, o que representa um risco para as crianças. Fora isso, alguns países produtores usam tinta feita à base de chumbo, que é um produto cancerígeno. As baterias de celular falsificadas são mais propensas a vazamento e podem até explodir. Foram reunidos 38 sacos, pequenos e grandes (19 metros cúbicos de mercadorias). Contrafações de eletrônicos e brinquedos estimados em oitenta mil reais, segundo balanço parcial. // Ascom-DRF.VCA.

Compartilhe: