O governador da Bahia, Rui Costa, se reuniu nesta sexta-feira (5) com prefeitos da capital e do interior, para discutir a criação do protocolo de volta às aulas e vacinação de profissionais de saúde acima de 55 anos, que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade. Apesar do encontro, realizado na governadoria, em Salvador, ainda não há data para retorno das aulas presenciais em todo o estado.

Além disso, o governo informou nesta sexta que decidiu prorrogar o decreto que suspende shows e aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (6) e vale até o dia 14 de fevereiro de 2021. A reunião, que também contou com os secretários estaduais e municipais, da saúde e educação, além de membros da União dos Municípios da Bahia (UPB), aconteceu na governadoria. De acordo com Rui Costa, para o retorno das atividades escolares é preciso levar em conta as taxas de ocupação de leitos e de mortalidade pela Covid-19. Para isso, o governo, junto às prefeituras, pretende criar um protocolo único para a volta às aulas.

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Siga nosso Instagram

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Curta nossa Pagina no Facebook

Governador Rui Costa se reúne com prefeitos e secretários estaduais da saúde e educação — Foto: Divulgação/Secom GovBA

Na ocasião, Rui Costa informou que solicitou um levantamento dos profissionais da educação acima de 55 anos na Bahia, que fazem parte do grupo de maior vulnerabilidade, para que, possivelmente, eles possam ser incluídos na programação de vacinação. Não há detalhes sobre o período em que as prefeituras devem entregar essas lista. Ainda na reunião, Rui falou que quando as aulas forem retomadas, as turmas serão divididas em 50%. De início, o retorno contará com modelo híbrido de ensino (presencial e online) e aulas em dias alternados. Já nos dias em que os estudantes não estiverem na escola, eles poderão conta com material pedagógico digital e impresso para utilizar em casa. O governador pretende se reunir com representantes do Ministério Público (MP-BA), da Defensoria Pública (DPE-BA) e do Tribunal de Justiça (TJ-BA) para apresentar os protocolos, juntamente com a UPB. No encontro desta sexta, estavam os secretários estaduais da saúde, Fábio Vilas-Boas, e da Educação, Jerônimo Rodrigues, e o presidente da UPB, Eures Ribeiro, além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanhado dos secretários municipais de Saúde e de Educação, Léo Prates e Marcelo Oliveira, respectivamente. Já os prefeitos do interior participaram virtualmente.

Decreto

O primeiro decreto da suspensão das aulas foi publicado no mês de março, e desde então vem sendo renovado cada vez que vence, como medida de prevenção da Covid-19. Além das atividades escolares, o decreto proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida. // G1 Bahia

 

Compartilhe: