As atividades econômicas em Vitória da Conquista estão retornando de forma coordenada, organizada e gradual, com protocolos de segurança específicos para cada segmento. Nessa segunda-feira (1º), começou a primeira das cinco fases da reabertura. Os estabelecimentos comerciais e os shoppings centers voltaram a funcionar de segunda a sexta-feira, seguindo as medidas básicas e as recomendações sanitárias, de acordo o tipo de atividade e público atendido, a fim de trazer mais controle e efetividade para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Veja abaixo as cinco fases de retomada:

Monitoramento

A manutenção do funcionamento das atividades econômicas está vinculada diretamente ao monitoramento do crescimento dos casos de coronavírus no município. “Levamos em consideração o risco sanitário e o potencial de aglomeração e permanência prolongada de pessoas e ainda análise dinâmica e sistemática dos dados epidemiológicos divulgados oficialmente por meio de Boletins. Caso haja aumento fora dos parâmetros de segurança, nós reuniremos o Comitê de Crise e o Comitê Institucional para que se discuta um possível fechamento do comércio não essencial ou recue em alguma fase de reabertura”, ressaltou o coordenador do Comitê Gestor de Crise e secretário de Administração, Kairan Rocha.

Segundo o último boletim, divulgado em ontem (01), a taxa de ocupação dos leitos clínicos estava em 10,9%, sendo que não havia nenhum paciente residente de Vitória da Conquista entre eles. Já a ocupação dos leitos de UTI estava em 54%, sendo 10% de Vitória da Conquista. Apesar da taxa de crescimento dos novos casos também estar controlada até o momento, é importante reforçar que tanto empresários, quanto funcionários e clientes precisam adotar as medidas de segurança indicadas nos protocolos. A Prefeitura tem trabalhado há três meses de forma intensa com a implementação de estratégias de prevenção, controle e combate ao coronavírus e o engajamento de toda a população na luta é essencial para que o vírus não avance no Município e seja necessário retroceder no Plano de Retomada. Através de um sistema de cores, o Governo Municipal definiu se o Plano de Retomada avança, mantém ou se define por novo fechamento dos serviços:

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Medidas de segurança

As medidas básicas, estabelecidas no protocolo, são recomendações para todos os estabelecimentos e estão relacionadas aos colaboradores/trabalhadores, ao ambiente de trabalho, ao recebimento de pagamento e a mercadorias. Já as orientações e recomendações sanitárias são de acordo o tipo de atividade e o público dos estabelecimentos. Para se ter um fácil acesso a essas medidas, a Secretaria de Comunicação colocou no ar a página com o Plano de Reabertura do Comércio. Nela, informações importantes são fornecidas a empresários e cidadãos para a retomada das atividades comerciais de maneira segura. “É fundamental que tanto os empresários quanto clientes adotem as medidas de segurança estabelecidas no protocolo para evitar um novo fechamento”, reforça Rocha. // Secom-PMVC.

Compartilhe: