Se você é proprietário ou investidor do ramo imobiliário e está com dificuldades para alugar uma propriedade, não entre em pânico. Isso pode estar ocorrendo devido a vários motivos, e há muitas coisas que você pode fazer para tornar seu aluguel mais atraente para possíveis inquilinos.

Siga estas dicas para conseguir um bom inquilino, levando-o a escolher sua propriedade em pouco tempo. Neste post, apresentamos algumas etapas que são as melhores maneiras de encontrar inquilinos para aluguel. Acompanhe!

1. Tenha fotos de qualidade

Geralmente, a primeira coisa que chama a atenção de um locatário são as fotos da unidade, e é por isso que ter fotos de propriedades de qualidade é tão importante. Coloque-se no lugar do inquilino: você prefere morar em um lugar que pareça escuro e frio, ou em um lugar quente e convidativo? As fotos de sua propriedade serão o ponto de partida para potenciais locatários e provavelmente as usarão para decidir se deseja visitar sua unidade ou não.

Você pode contratar um profissional ou aprender a tirar boas fotos de imóveis por conta própria. Indiferentemente do que você decidir, apenas certifique-se de que as fotos sejam precisas e coloque cada ambiente com uma boa luz. Boas fotos serão adicionadas à descrição de sua propriedade e isso será fundamental para encontrar inquilinos de qualidade, pois eles têm certos padrões quando se trata de buscar uma casa ou apartamento para alugar em Salvador.

2. Faça anúncios detalhados

Uma das melhores maneiras de alugar sua propriedade mais rapidamente é criar uma lista detalhada e bem escrita. Certifique-se de ser o mais específico e abrangente possível; os locatários geralmente sabem o que estão procurando e, se sua descrição atingir a todos os critérios deles, você receberá um inquilino rapidamente. Abaixo estão algumas coisas a serem mencionadas ao escrever a descrição da sua propriedade:

  • Dimensões da sala (cozinha, quartos, sala);

  • Restrições de animais de estimação, se houver;

  • Pisos de madeira ou carpetes;

  • Lavadora/Secadora na unidade ou no local;

  • Piso aquecido ou sistema de ar condicionado;

  • Existência de estacionamento, varanda e/ou pátio;

  • Cômodos mobiliados ou não;

  • Comodidades adicionais;

  • Atmosfera de bairro;

  • Transporte público nas proximidades.

3. Aumente seus pontos fortes ao divulgar seu imóvel

Talvez seu imóvel a ser alugado tenha um quintal e esteja em um bairro onde esses são raros. Ou, talvez, haja lavanderia na unidade ou armários, pisos de madeira ou bancadas em granito. Quaisquer que sejam os pontos fortes da propriedade, não deixe de divulgá-los aos possíveis inquilinos. Em uma visita de um possível inquilino, lembre-se de apontar os aspectos específicos da casa ou apartamento que o tornam único. Explique por que essa unidade em particular é um ótimo lugar para morar e aproveitar seus atrativos!

4. Dê uma repaginada no local

Se o imóvel estiver com itens muito antigos e isso estiver sendo um problema para alugar sua casa ou apartamento, pode ser que seus possíveis inquilinos estejam achando que seus azulejos, mobílias ou aparelhos estejam desatualizados. Aparelhos novos e brilhantes podem contribuir para uma boa procura por parte de possíveis locatários, especialmente na cozinha. Pense nisso: quem quer cozinhar em um fogão da década de 1970, quando pode escolher um imóvel com um cooktop novo e elegante?

Vale à pena dar uma conferida na situação de itens como a geladeira, pois refrigeradores antigos devem ser reciclados devido aos materiais de que são feitos. Substitua o fogão e o forno; tente comprar um novo e a geladeira em uma mesma loja, para obter um desconto em massa ou comprar diretamente de um armazém/distribuidor para obter um preço mais barato.

5. Cuide também da decoração e pintura do local

Pense em toda a harmonia do imóvel. Em relação à pintura e à apresentação visual dele, busque cores bonitas e que deem elegância ao local, pintando tanto o interior quanto o exterior com uma nova camada de tinta. Isto poderá dar mais vida ao seu imóvel e fazer uma enorme diferença na hora de alugá-lo!

6. Dê uma boa cuidada no jardim e em todo o imóvel

Não passe a sensação de descuido e relaxo para o seu possível inquilino. Receba possíveis interessados tendo a casa em ordem, especialmente na parte externa, que será o primeiro local para onde irão olhar ao chegar no local. Evite roupas no varal, jardim mal cuidado, brinquedos espalhados ou, ainda, a presença de lixo ou de animais de estimação que possam dar uma sensação ruim ao visitante na hora de conhecer o local.

7. Capriche na limpeza

Se ao ir a um restaurante um cliente é conquistado pela boca, certamente ao se visitar um imóvel o interessado – que também é um cliente – pode e deve ser conquistado com os olhos e também com o olfato. Portanto, capriche na limpeza do local, com produtos de higiene que tragam uma sensação de frescor, neutralidade e vitalidade ao ambiente – isso será uma ótima forma de possibilitar ao seu possível inquilino se imaginar vivendo dentro do imóvel.

8. WiFi grátis

Um dos elementos essenciais da vida é ter um pacote de wi-fi básico. Que tal incluí-lo no valor do aluguel e fazer com que o seu futuro inquilino fique satisfeito em receber esse mimo gratuitamente? Esta oferta é muito atraente! Apenas certifique-se de colocar este item em contrato para não se envolver em nenhuma situação de crimes virtuais ou situações ilegais!

9. Aceitar animais de estimação

Proprietários de imóveis para alugar em Salvador que não aceitam animais de estimação eliminam quase 50% dos potenciais locatários. Então, se você não pode vencê-los, por que não se juntar a eles? Se você estabelecer políticas sólidas para animais de estimação, buscando conhecer o inquilino e o animal, muitas vezes descobrirá que poderá ter um inquilino excelente e estável por muitos anos. Por razões de segurança, evite animais perigosos ou raça de cães como pit bulls, caso o imóvel esteja presente em um condomínio com circulação de pessoas.

10. Proponha alguns atrativos!

O dinheiro fala! Se você realmente deseja conquistar rapidamente um inquilino, ofereça um atrativo especial. É comum que os proprietários ou gerentes de propriedades ofereçam esses acordos para que os locatários assinem um contrato mais longo que 12 meses, por exemplo.

Sendo assim, ofereça uma oferta de “primeiro mês grátis” para inquilinos que assinam um contrato de arrendamento antes do final do mês anterior. Considere renunciar ao depósito de segurança para possíveis inquilinos; os locatários já estão gastando dinheiro com o aluguel do primeiro mês (além disso, pode haver uma sobreposição com o pagamento do aluguel do apartamento anterior). Sendo assim, retirar o elemento de depósito de segurança do processo pode levá-los a alugar de você!

Sugira um valor menor de aluguel em troca de um aluguel mais longo; um preço mais baixo do aluguel tornará a propriedade atraente e você terá a garantia de um inquilino a longo prazo! Reflita sobre isso e o quanto estas estratégias podem valer à pena para suas possibilidades!

Gostou destas 10 dicas para alugar um imóvel mais rápido? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!