Cerca de 120 trabalhadores de uma das empresas que realiza as obras de construção de uma linha de transmissão de energia na região de Guanambi foram submetidos a testes rápidos para detecção do novo Coronavírus. Segundo apurado pela Agencia Sertão, os testes foram executados pela própria empresa e tiveram resultado positivo para o vírus em 13 trabalhadores.

Eles estão alojados em uma pousada localizada próxima à rodoviária da cidade. A reportagem apurou que a quantidade de pessoas alojadas no local é bem maior do que a capacidade do estabelecimento, alugado exclusivamente para alojar os operários. A empresa notificou a Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira (15) sobre o resultado dos testes. A pasta enviou uma equipe de Vigilância Epidemiológica ao alojamento e novos testes rápidos foram realizados nos 13 operários que testaram positivo nos testes aplicados pela empresa.

Os testes oficiais da Vigilância, aprovados pelo Ministério da Saúde, constataram a presença do vírus em 13 trabalhadores, sendo que três deles apresentam sintomas leves compatíveis com a Covid-19. Estes tiveram novos materiais coletados para novas análises no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA). Os operários vieram de cidades dos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, entre outros. Por ordem da secretaria de Saúde, a empresa colocou todos que regressaram de viagem após a retomada das obras em quarentena. No entanto, alguns deles trabalharam em cidades do Norte de Minas após este período. Portanto, não se sabe se o vírus veio dos estados de origem dos trabalhadores ou se eles foram contaminados após o regresso ao trabalho.

Prefeitura notifica empresa e toma medidas urgentes

Em reunião extraordinária do Comitê de Saúde de combate ao Covid-19, realizada na noite desta sexta-feira (15), diante de informações obtidas de casos positivos em testes rápidos em cidades da região, oriundos de trabalhadores de uma obra de linhas de transmissão em Guanambi e região, alojados na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Epidemiológica investigaram o local, para averiguar o cumprimento de obrigações sanitárias por parte da empresa.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Após um trabalhador oriundo da cidade de Urandi positivar para Covid-19 em teste rápido, todos os 120 trabalhadores fizeram o mesmo procedimento oferecido pela empresa, destes, 16 casos foram positivados para Covid-19. Diante da situação, a Secretaria de Saúde realizou o procedimento, com outro modelo de teste rápido, respaldados em notas técnicas, destes, 13 foram positivados, com 4 trabalhadores relatando sintomas gripais. Os trabalhadores positivados em teste rápido estão isolados. Nesta semana, a Sesab divulgou nota técnica, onde aceita os testes rápidos para fins de notificação dos casos de Covid-19.

Novo Decreto volta a limitar setores

Diante da gravidade da situação, e como medida de prevenção decorrente do número de casos positivos em testes rápidos, além do descumprimento do Decreto por parte de diversos segmentos, gerando aglomerações em bares, restaurantes e comércio, a Prefeitura de Guanambi em entendimento com o Comitê, setor jurídico e especialistas, irá publicar na noite de hoje, edição extra de Decreto Municipal no Diário Oficial limitando diversos setores, com validade a partir deste domingo (17), para que a população em geral possa tomar conhecimento das limitações neste sábado e atender as medidas restritivas. Os restaurantes, lanchonetes e similares, bem como lojas de auto peças e materiais de construção funcionarão somente só com entrega a domicílio (delivery), já a partir deste domingo. Academias também terão o seu funcionamento suspenso, assim como as feiras livres, na cidade e distritos. // Agência Sertão . iGuanambi . Ascom-PMG.

Compartilhe: