O comércio de rua em Florianópolis reabriu nesta segunda-feira (20), após um mês fechado por causa da quarentena para prevenir a propagação do novo coronavírus. Mesmo com o funcionamento do coletivo ainda suspenso, a circulação de pessoas nas ruas do Centro da capital foi intensa na manhã desta segunda. De acordo com a Guarda Municipal, a estimativa é que o movimento estava em aproximadamente 70% do número de pessoas nas ruas em comparação aos dias úteis antes do decreto de emergência.

A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) informou ao G1 que deve fazer um levantamento sobre o movimento nos próximos dias. Os clientes e funcionários são obrigados a usar máscaras. Para poder reabrir os comerciantes também precisaram garantir que apenas um cliente por atendente entre no estabelecimento e que haja espaço de quatro metros² entre as pessoas, conforme o decreto publicado na sexta-feira (17) no Diário Oficial do município. Florianópolis é a cidade catarinense com mais casos confirmados de Covid-19: são 232 pacientes, sendo três mortes. Em todo estado são 1.025 casos confirmados e 35 mortes, conforme o boletim divulgado pelo Governo do Estado no domingo (19).

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Centro de Florianópolis ficou cheio com reabertura do comércio nesta segunda (20) — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

O decreto ainda orienta que ar-condicionado não seja utilizado, priorizando a abertura de janelas e portas para manter os ambientes ventilados. O excedente de clientes deve aguardar fora do estabelecimento, sem formar aglomerações, respeitando distanciamento entre as pessoas. Para evitar a aglomerações nos estabelecimentos e nas ruas, a Guarda Municipal tem realizado fiscalizações e rondas no Centro, assim como a Polícia Militar. A Prefeitura de Florianópolis autorizou a reabertura comércio uma semana após as lojas de rua reabrirem em todo estado na segunda-feira passada (13).

Entre as regras está a disponibilidade de álcool em gel e a proibição de provar itens. Os estabelecimentos que forem flagrados com clientes ou funcionários sem máscaras pode ser fechado. Em Florianópolis, o uso do item é obrigatório desde sexta-feira (17). Outras cidades também obrigaram o uso de máscaras em decretos.

Adesão às máscaras possibilitou reabertura

Segundo a prefeitura, entre os motivos para autorizar o retorno do serviço é a adesão da população ao uso de máscaras assim como a realização de testes rápidos entre os casos suspeitos acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Na capital, hotéis e similares poderão reabrir, também seguindo uma série de regras, a partir de quinta-feira (23). Já os shoppings e centros comerciais continuam fechados em Santa Catarina, assim como academias, igrejas, templos e escolas.

Moradores da capital aderiram ao uso das máscaras para ir ao comércio; item é obrigatório — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Comércio estava fechado havia um mês em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Já nos primeiros minutos após abertura do comércio, movimento já era intenso em Florianópolis — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Compartilhe: