Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse que a droga hidroxicloroquina, ou “cloroquina” pode ter bons resultados contra o coronavírus, com base em um estudo feito na China, e poderá ser em breve aprovada pelo FDA (Food and Drugs Administration), espécie de Anvisa do país.

Na mesma conferência, um dos membros da FDA, Stephen Hahn, disse que o uso da droga ainda está em testes para descobrir como ela funciona e em que dose deve ser utilizada contra o coronavírus. A droga já é usada no tratamento de malária e também vem sendo experimentada contra o novo coronavírus na França. Durante a coletiva, Trump anunciou que qualquer cidadão poderá comprar o medicamento, desde que tenham prescrição médica. A hidroxicloroquina também poderá ser distribuída em consultas e hospitais.

Para o presidente dos EUA, a vantagem de usar um medicamento já existente é ter a certeza de que ele já foi testado e aprovado. “Se você começa a desenvolver uma droga do zero, não sabe o que vai acontecer”. “Os médicos vão distribuir o medicamento, os Estados também, vai ser excelente. Esse pode ser ou não o momento de virada”, afirmou Trump sobre os efeitos da droga no coronavírus ainda estarem sendo estudados. “Estados individuais lidam com isso, médicos lidam com isso, acho que vai ser ótimo”, diz Trump. O governo continua estudando a droga. “Poderia ser um divisor de águas, e talvez não.” A utilização dessa droga já havia sido sugerida por figuras importantes com Elon Musk, presidente da Tesla, e pelo fundador da Microsoft, Bill Gates.

O que é a cloroquina?

A cloroquina, ou hidroxicloroquina têm sido usadas no tratamento da malária desde 1944. Ela pode ser administrada antes da exposição à malária para prevenir infecções e também pode ser administrada posteriormente. Diferente do Covid-19, a malária é uma doença causada por um parasita. Pesquisas de 2005 já msotravam a eficácia da droga durante a epidemia do SARS, doença cuasada por um outro tipo de coronavírus que se espalhou pelo sudeste asiático no começo do anos 2000. Um estudo laboratorial feito in vitro, divulgado ontem por pesquisadores chineses em Wuhan, mostra que a cloroquina é eficaz em inibir a COVID-19. Segundo o estudo, por alteração do pH, a tanto a cloroquina quanto a hidroxicloroquina inibiriam a fusão do vírus com a célula do corpo, impedindo a infecção, entre outros mecanismos de ação anti-viral. Tanto o vírus causador da SARS quanto o responsável pelo COVID-19 pertencem à mesma família abrangente de coronavírus. Pesquisadores na China descobriram que os picos de proteína na superfície do vírus COVID-19 são semelhantes aos picos de proteína encontrados na superfície do vírus SARS. “Há evidências de que a cloroquina é eficaz quando analisaram a SARS in vitro com células de primatas”, disse Len Horovitz, pneumologista e internista do Hospital Lenox Hill, em Nova York ao site ABC News. Os resultados mostram que o tratamento de pacientes com pneumonia associada ao COVID-19 com cloroquina pode diminuir a internação hospitalar e melhorar o resultado do paciente.

Estudo francês: Hidroxicloroquina + Azitromicina

Na França, o Instituto Mediterrâneo de Infecção de Marselha realizou pesquisa clínica em 36 pacientes com Covid-19. De acordo com um artigo preliminar – que ainda não foi aceito para publicação em uma revista científica – seis desses pacientes eram assintomáticos, 22 apresentavam sintomas de infecção do trato respiratório superior e oito apresentavam sintomas de infecção do trato respiratório inferior. Entre o início e o meio de março, Didier Raoult, especialista em doenças infecciosas e diretor do Instituto Mediterrâneo de Infecção de Marselha e sua equipe trataram 20 deles com 600 miligramas de hidroxicloroquina diariamente em um hospital. Dependendo dos sintomas, um antibiótico conhecido como azitromicina também foi adicionado aos tratamentos. Este último é eficaz contra complicações de doenças pulmonares causadas por bactérias. Os 16 pacientes restantes não receberam o medicamento como controle.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Resultado de imagem para disfosfato de cloroquina

Compartilhe: