[Donos de bares e restaurantes do Pelourinho se queixam de falta de energia durante o Carnaval]

Os proprietários de bares e restaurantes do Centro Histórico de Salvador, especificamente no Pelourinho, na área do Cruzeiro do São Francisco, têm se queixado de intermitência de energia no local. De acordo com denúncia recebida pelo BNews, as interrupções aconteceram na segunda (24) e nesta terça-feira (25), o que causou prejuízos financeiros e à imagem dos centros comerciais.

Segundo o dono do Cuco Bistrô, José Iglesias, nesta terça, o restaurante precisou ser fechado no meio da tarde e até o início da noite a energia não tinha voltado. “Ontem teve o mesmo problema, com a interrupção das atividades por cerca de quatro horas, sendo impossível mensurar os prejuízos”, disse.

Ainda de acordo com ele, que é proprietário de três empresas no Pelourinho, essa é uma situação recorrente. “Tenho um processo na Justiça contra a Coelba desde 2014 e que, até agora, nada se resolveu. Isso sempre acontece quando o Centro Histórico recebe grandes festas”, contou.

Outro comerciante, que preferiu não se identificar, afirmou que, quando faltou energia nesta segunda, o serviço só foi restabelecido após muita insistência dos donos de bares e restaurantes, além de moradores do local.

“Agora acontece novamente e deixa a todos indignados porque ė algo que não só se repete a cada Carnaval como também  em todas as vezes que acontecem festas grandes no Pelourinho. Problemas conhecidos sem qualquer investimento para melhoria por parte da Coelba na principal ” jóia” turística da cidade”, declarou o empresário.

José Iglesias ainda ressaltou que o problema se trata de uma falta de responsabilidade da própria Coelba, uma vez que é uma situação que se repete a cada ano e a cada grande festa. “Todos sofrem com a irresponsabilidade da Coelba e gente fica fica à mercê da estatal e do judiciário que é lento”.

Outro aspecto levantado pelos comerciantes locais é a obra de revitalização do Centro Histórico, que envolve ampliação da rede elétrica. “Para essa obra de aumento da rede elétrica, eu paguei 20 mil em 2015 e eles não fizeram nada, porque alegam que ainda precisam de um alvará. É um descaso”, criticou.

A equipe do BNews entrou em contato com a Coelba, nesta terça-feira (25), explicando os detalhes da denúncia recebida e recebeu como retorno, por volta das 19h, que o serviço de iluminação na Região do Centro Histórico havia sido restabelecido às 17h45. Questionada sobre a explicação de que se trata de situação recorrente, a Coelba disse que “precisa checar detalhadamente o caso”.

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