Em qualquer época do ano, um crédito a mais para pagarmos contas ou realizarmos planos é sempre bem-vindo, não é mesmo? Um deles é o cheque especial, um crédito liberado em conta com limite emergencial. Mas, por ser oferecido sem nenhuma garantia de pagamento, os juros desta modalidade de crédito são altíssimos. Saiba como manter o controle da vida financeira e não se enrolar com o cheque especial!

Como manter a conta no azul no final do mês: sem surpresas!

Para não se atrapalhar com o cheque especial, é preciso ficar atento a alguns fatores:

1 – Acesse a sua conta bancária periodicamente, verificando sempre o valor disponível de cheque especial.

2 – Entenda como funciona o cheque especial: as taxas, as regras, quais são os juros aplicados e as condições de pagamento. Cada banco possui as suas próprias formas de conceder esse crédito.

3 – O limite do cheque especial não faz parte de seu saldo na conta: caso você não tenha dinheiro no banco e precise pagar alguma conta, o limite no cheque especial será utilizado, porém como empréstimo.

4 – Tenha o controle de suas finanças pessoais, o quanto ganha por mês, quais são as suas despesas fixas e variáveis e etc.

5 – Fique atento à cobrança de taxas do seu banco sem nenhuma comunicação, bem como tarifas bancárias e seguros.

6 – Forme uma reserva de emergência, um valor mensal destinado ao pagamento de despesas em caso de doenças, perda do emprego e entre outras situações. Isso irá evitar que o cheque especial seja utilizado em casos de emergência, e em uma situação de desemprego, ninguém gostaria de pagar juros altíssimos ao banco sem ter condições para isso.

7 – Faça as contas e veja se realmente precisa utilizar o cheque especial. Coloque tudo na ponta do lápis.

Precisei usar o crédito do cheque especial, e agora?

Em um momento de aperto, você precisou usar o cheque especial, ou por falta de atenção gastou mais do que deveria na conta? Agora, é preciso saber exatamente o quanto você está devendo, e ir pessoalmente ao banco para que eles negociem o valor devido, ou ofereçam outra modalidade de crédito com juros menores. O ideal é que as parcelas da negociação caibam no bolso do cliente, e que todas as informações sobre juros, taxas e prazos sejam claramente explicadas.

Como funciona o cheque especial

Cada banco possui a sua forma de oferecer o cheque especial ao cliente, como um empréstimo na conta.

A quem se destina o cheque especial?

O cheque especial foi criado para qualquer cliente do banco, e o limite do cheque especial fica pré-aprovado na conta sujeito à aprovação do cadastro e comprovação da renda.

Para que serve?

Deve ser usado em casos de imprevistos e situações de emergência, de forma temporária. O limite e o saldo do cheque especial podem ser visualizados no extrato da conta do cliente.

Características do cheque especial

– O cliente pode escolher a data de pagamento do cheque especial em débito na conta.
– Caso o limite de crédito não seja utilizado, não serão cobradas taxas do cliente.
– É possível transferir o limite do cheque especial para o seu cartão de crédito, de acordo com a preferência do cliente (consulte essa disponibilidade no seu banco).
– Se não houverem restrições cadastrais em nome do cliente, a renovação do cheque especial será automática.
– É possível parcelar o valor devido do cheque especial, e o cliente pode negociar um valor que caiba em seu orçamento.

Taxas

A cobrança mínima de juros para o cheque especial é de 0,38%, 0,0082% ou 1,85% ao mês, e a taxa máxima é de 12,39% a 15% ao mês, incluindo o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Lembre-se de que caso a parcela do cheque especial não seja paga, os juros serão acrescidos de multa e juros de mora por dia de atraso.

Posso sacar o valor do cheque especial no caixa eletrônico?

Sim, é possível sacar o dinheiro do cheque especial no caixa eletrônico do banco, utilizando o cartão individual do cliente e selecionando essa modalidade na tela.

Planejamento financeiro em qualquer fase da vida

Quanto mais os consumidores ficarem informados sobre o funcionamento do cheque especial, da taxa de juros praticada, do prazo de pagamento e da real necessidade de utilizar esse crédito, mais consumidores conscientes serão formados e a inadimplência diminuirá. O ideal é não precisar usar o cheque especial do banco e controlar as despesas pessoais. Se surgirem imprevistos no meio do caminho, é mais viável juntar um dinheiro ou pedir um empréstimo mais barato ao invés de contratar o cheque especial. Informe-se com o banco tirando as suas dúvidas sobre taxas de juros, créditos e empréstimos. É importante ler bastante sobre finanças, fazer planos e pensar a longo prazo também, a fim de não se atrapalhar com o cheque especial.

Clique aqui para receber notícias do WhatsApp !

WhatsApp oficial 77 98838-2781 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

 

Compartilhe: