O dia 14 de junho tem uma importância sem medidas. Nesta data é celebrado mundialmente o Dia do Doador de Sangue. A data foi criada em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para dar destaque ao gesto de empatia e generosidade que é responsável por salvar milhares de vidas todos os anos.

Os estoques de sangue da Hemoba continuam em níveis abaixo do esperado para o mês de junho, que é marcado pelas festas de São João e início dos recessos escolares. No momento, todos os tipos sanguíneos precisam de reposição, entretanto, a Fundação enfatiza o pedido de doações de O positivo e O negativo, que são os mais utilizados em situações de urgência e emergências nos hospitais e unidades de saúde.

Interessados em doar sangue devem comparecer à Hemoba, que fica no Hospital Geral de Vitória da Conquista, de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e as 11h.

Para doar o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook