A mãe da oficial de Justiça que morreu após passar mal no Fórum de Sorocaba (SP) disse que a filha não tinha nenhum problema de saúde. Natália Dias Cesco, de 34 anos, estava grávida de oito meses e teve uma parada cardiorrespiratória no corredor do trabalho. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada a um hospital da cidade, mas não resistiu. O bebê também não sobreviveu.

Em entrevista ao G1, Josefina Dias Cesco contou que a filha teve uma gestação tranquila, sem nenhuma complicação no pré-natal. Além disso, garantiu que ela era uma pessoa saudável e, por isso, a família ainda tenta entender o que aconteceu. “A gente conversou com o médico que a acompanhou no pré-natal e mais um outro médico de São Paulo, e todos nos deram a mesma explicação: que o que aconteceu com a Natália é caso raro, que ela teve uma hemorragia interna”, conta a mãe.

Apesar da explicação dada pelos médicos, Josefina aguarda o resultado de alguns exames que foram realizados no corpo da filha para identificar o que teria causado a parada cardiorrespiratória e, consequentemente, a hemorragia interna.

Entenda o caso

Segundo testemunhas, Natália teve uma parada cardiorrespiratória no corredor do Fórum, na tarde de quinta-feira (30). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado por volta das 16h02 e encaminhou uma ambulância de suporte avançado, com um médico e enfermeiro, para atender à ocorrência. O veículo chegou ao local às 16h30, segundo o Samu, e a equipe fez todos os procedimentos de primeiro socorro, que não foram suficientes. Mesmo assim, Natália foi levada pelo Samu para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Éden, onde foi feita uma cesariana de emergência, mas a criança também não resistiu. O corpo de Natália foi velado e enterrado no cemitério Parque da Paz, em Presidente Prudente (SP), cidade onde a família dela mora.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Após morte de oficial de Justiça grávida, OAB discute instalação de ambulatório em Fórum de Sorocaba â?? Foto: Divulgação

Instalação de ambulatório

Após a morte da oficial de Justiça durante o horário de trabalho, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sorocaba resolveu retomar o debate sobre a necessidade de um ambulatório para atendimento médico emergencial no Fórum do Judiciário Estadual, localizado no Alto da Boa Vista. “Segundo divulgado, o socorro foi acionado, mas não houve tempo, infelizmente, de evitar que a servidora viesse a óbito. O fato registrado reclama apuração e retoma o debate sobre a necessidade de o espaço dispor de ambulatório para atendimento médico emergencial. Por lá, conforme estatísticas, circulam em média duas mil pessoas diariamente”.

Ainda segundo a OAB, o assunto já está pautado dentro da agenda de prioridades da diretoria, que deverá requerer aos órgãos competentes a tomada de providências para dotar o equipamento público desse serviço. De acordo com Maurício Carlos Queiroz, presidente da Associação Família Forense da Comarca de Sorocaba (Affocos), a principal reivindicação é a construção de um espaço físico para atendimento de casos de urgência e emergência de servidores e munícipes que frequentam o Fórum. Segundo ele, são cerca de 700 servidores que passam todos os dias pelo Fórum. Somando os quase dois mil munícipes, o movimento diário fica entre 2,5 mil e três mil pessoas. O diretor do Fórum de Sorocaba, Carlos Maluf, disse à TV TEM que apoia o pedido e que irá apresentar formalmente um requerimento à Presidência do Tribunal de Justiça. A reportagem do G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo para questionar a falta de um ambulatório no Fórum do Judiciário Estadual de Sorocaba, mas não obteve resposta.

Minuto de silêncio

Funcionários do Fórum se reuniram em frente ao local na última sexta-feira (31) e fizeram um minuto de silêncio em homenagem à colega de trabalho Natália. Além disso, o grupo fez um protesto pacífico para reclamar da falta de assistência médica no prédio, que registra um grande volume de circulação de pessoas diariamente. Uma funcionária, que pediu para ter a identidade preservada, conta que essa não foi a primeira vez que uma pessoa passou mal no prédio. Segundo ela, todos os dias alguém pede por atendimento médico, mas essa foi a primeira morte registrada no local.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé, atividades ao ar livre e close-up

“Se houvesse uma enfermaria com um médico no prédio, essa colega e seu bebê poderiam ter tido uma chance. O tribunal gasta em sistema de segurança ou tecnologia, mas a preocupação com a saúde dos funcionários e do público que frequenta os fóruns é zero”, comenta. A escrevente Cristiane Carvalho dos Santos, que presenciou o momento em que a oficial de Justiça passou mal no corredor do 2º andar do prédio, reforça a necessidade de um ambulatório médico no Fórum de Sorocaba. “Tentaram de tudo para reanimá-la, mas ninguém ali tinha o preparo adequado para a situação. Fizeram boca a boca, tudo que podiam para ajudar enquanto o resgate não chegava. Talvez, se ela tivesse tido os primeiros socorros adequados rapidamente, o final teria sido outro”, lamenta. As informações VCN

Compartilhe: