Um evento que se propõe a premiar os prefeitos que melhor administram recursos públicos em seus municípios, deveria ter sido lançado, nesta quarta-feira (20/2), em Salvador, mas acabou não acontecendo. O diretor de planejamento da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Antônio Ribeiro, autor do projeto, estava com tudo programado, mas ficou desapontado com uma decisão repentina.

“A previsão era fazermos isso, ontem, mas, lamentavelmente, o superintendente da Sudene, a dois dias do evento, resolveu cancelar sem qualquer justificativa técnica ou substancial, que pudesse determinar uma decisão como essa.

Segundo Ribeiro, esse projeto decorre da necessidade que todo o país tem de gerir melhor seus recursos públicos e consiste em avaliar a qualidade dos gastos dos municípios, através de três indicadores básicos: o volume de investimentos, volume de gastos sociais, e o equilíbrio financeiro.

A partir do levantamento desses dados, é atribuída uma nota e, daí, se chega a uma média ponderada que vai classificar e premiar os melhores gestores. Ele garante que o mais importante desse projeto é a sua divulgação, já que o trabalho possibilita a existência de um controle social importante.

“Se for colocado na gaveta ele não vai ter muita importância, mas no momento em que toda a sociedade saiba como o seu prefeito está gerindo os recursos, ele ganha nova dimensão. Aqueles que tiverem um bom desempenho, evidentemente, vão levar uma placa de premiação para o seu município e serão reconhecidos pelo feito, diante de suas comunidades”, comentou.

Por outro lado, os que não forem bem avaliados, seriam, segundo a orientação do projeto, submetidos a uma capacitação: receberiam cursos em finanças públicas para que pudessem melhorar o desempenho em novas edições do projeto.

Com o apoio da Sudene, a iniciativa já foi implantada no estado de Pernambuco, onde foi bem sucedido. Nessa nova edição, o projeto teria as parcerias da TV Aratu, Jornal A Tarde, e da União de Prefeitos da Bahia (UPB).

Ribeiro foi informado de que a Sudene descartou qualquer possibilidade de uma remarcação de data para a realização do evento na Bahia. No entanto, ele considera que, independente dessa decisão, a premiação pode acontecer, se houver interesse e colaboração dos parceiros envolvidos.

Participe do nosso Grupo no WhatsApp

Siga nosso Instagram

Curta nossa Pagina no Facebook

Compartilhe: