Você já se arrependeu de não ter feito alguma coisa durante uma viagem? Se sim, não está sozinho. Uma pesquisa realizada pelo Booking.com mostra que pouco mais de sete em dez brasileiros (77%) se lamentam por oportunidades perdidas em viagens, apesar do forte desejo de experimentar coisas novas e desconhecidas durante as férias.

O levantamento mostra que quase metade dos brasileiros entrevistados (46%) querem ser “viajantes sem limites”, ou seja, que aproveitam ao máximo as oportunidades que uma viagem oferece. Quase dois terços (60%) querem vivenciar novas culturas, e 47%, conhecer novas pessoas. Número semelhante (43%) de quem deseja provar comidas locais.

Apesar dessa abertura a novidades e diferenças, um em cada cinco turistas do país ainda encontram na língua uma barreira na hora de planejar a jornada. Não dominar o idioma local é motivo de preocupação de 21% na hora de planejara viagem e receio de 13% ao chegar no destino.

Uma vez de férias, 12% nunca se sentiram sem limites e 11% se sentiu ilimitado apenas uma única vez. Quando se fala em arrependimentos, 51% acreditam que não viajam com frequência, 36% se dizem arrependidos pois não foram para destinos mais remotos e três em cada 10 (31%) afirmam que se frustraram por não fazer viagens mais aventureiras.

De acordo com a pesquisa, as principais atividades que os turistas brasileiros dizem não ter feito por alguma insegurança foram viagens de trem de longa distância (52%), de voluntariado (50%), gastronômica (47%), para descobrir mais sobre seus ancestrais (44%) e para mergulhar (43%).

Por outro lado, entre as experiências que os entrevistados gostariam de repetir estão viagens de carro (76%), de última hora (49%) e sozinhos (47%).

Os dados foram retirados de uma pesquisa global realizada pelo site de reservas de hospedagem. Mais de 20.500 pessoas de 28 países foram perguntados sobre os fatores que os levam a não aproveitar ao máximo suas viagens.